
Folador é prefeito pela quarta vez em Candiota Foto: Sabrina Monteiro/Assessoria
Candiota, a Capital Nacional do Carvão, também comemora 33 anos de emancipação político-administrativa no próximo dia 24 de março. O Tribuna do Pampa conversou com o prefeito da cidade, Luiz Carlos Folador (MDB), que está no quarto mandato a frente do município, o chamado F4 pelo TP, para falar sobre o momento atual vivenciado com relação ao carvão mineral e a paralisação da Usina de Candiota, causando instabilidade e apreensão na comunidade, bem como elencar ações futuras para o município com população de 10.992, segundo estimativa no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2024.
O prefeito afirmou que atualmente a cidade busca a edição de uma Medida Provisória para que a Fase C da Usina de Candiota volte a operar. “Estamos na luta e acredito que teremos um final feliz, da edição da MP para recontratar a Usina, que usa uma tecnologia de primeiro mundo e agora está com a equipe da Âmbar Energia”, manifesta Folador, relembrando que Candiota atende todos os parâmetros exigidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), possui uma qualidade de ar muito boa e tem 268 espécies de pássaros catalogados, mostrando um meio ambiente preservado na cidade.
OUTRAS PAUTAS
Por outro lado, o prefeito comemora algumas das últimas conquistas que vão trazer melhorias para o município, ao tempo que faz agradecimentos. “Quero agradecer a equipe de trabalho e ao vice-prefeito Marcelo (Gregório) que está nesta luta comigo. Estamos sempre lutando e com o apoio de lideranças, em breve teremos um novo trevo na BR-293, trazendo segurança para nossa comunidade, a Ponte da Coreia, que está sendo construída e vai beneficiar e facilitar a trafegabilidade, bem como a Transcampesina, importante rodovia que vai unir os municípios da região Sul do RS”.
JÁ FOI NOTÍCIA NO IMPRESSO