ESPECIAL 33 ANOS

“Estamos na luta e acredito que teremos um final feliz”, afirma prefeito de Candiota

Folador é prefeito pela quarta vez em Candiota Foto: Sabrina Monteiro/Assessoria

Candiota, a Capital Nacional do Carvão, também comemora 33 anos de emancipação político-administrativa no próximo dia 24 de março. O Tribuna do Pampa conversou com o prefeito da cidade, Luiz Carlos Folador (MDB), que está no quarto mandato a frente do município, o chamado F4 pelo TP, para falar sobre o momento atual vivenciado com relação ao carvão mineral e a paralisação da Usina de Candiota, causando instabilidade e apreensão na comunidade, bem como elencar ações futuras para o município com população de 10.992, segundo estimativa no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2024.

Acerca do aniversário da cidade, Folador disse ser uma honra celebrar os 33 anos de Candiota. “Uma história bonita, de uma cidade que cresceu, formada de homens e mulheres, desde os eletricitários, mineiros, funcionários públicos, agricultores, donas de casa, empresários, todos e todas da nossa cidade que tanto nos acolhe. Fico muito feliz de fazer parte deste momento”.
O CARVÃO E A USINA

O prefeito afirmou que atualmente a cidade busca a edição de uma Medida Provisória para que a Fase C da Usina de Candiota volte a operar. “Estamos na luta e acredito que teremos um final feliz, da edição da MP para recontratar a Usina, que usa uma tecnologia de primeiro mundo e agora está com a equipe da Âmbar Energia”, manifesta Folador, relembrando que Candiota atende todos os parâmetros exigidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), possui uma qualidade de ar muito boa e tem 268 espécies de pássaros catalogados, mostrando um meio ambiente preservado na cidade.

Folador diz que a busca do município, no que se refere ao futuro do carvão mineral, é por uma transição energética justa por meio de alternativas que possam alavancar também a cidade. “Temos a vitivinicultura com a produção de mais de dois milhões de garrafas de vinhos e espumantes de excelência, uma grande produção de azeite de oliva. Temos grandes investidores, as agroindústrias familiares que ainda precisam ser fortalecidas. Somos o maior produtor de sementes de hortaliças e precisamos fomentar essa área. Também, estamos buscando alternativas para o carbono neutro, com parcerias com empresas para que após instaladas produzam ferro-silício-alumínio, a ferroliga; e ainda em testes para um empreendimento produzir metanol, uréia e fertilizantes. Temos trabalhos avançados e boas perspectivas, dentro de um prazo necessário para que Candiota consiga se manter e prosperar cada vez mais”, afirmou o gestor.

OUTRAS PAUTAS

 

Por outro lado, o prefeito comemora algumas das últimas conquistas que vão trazer melhorias para o município, ao tempo que faz agradecimentos. “Quero agradecer a equipe de trabalho e ao vice-prefeito Marcelo (Gregório) que está nesta luta comigo. Estamos sempre lutando e com o apoio de lideranças, em breve teremos um novo trevo na BR-293, trazendo segurança para nossa comunidade, a Ponte da Coreia, que está sendo construída e vai beneficiar e facilitar a trafegabilidade, bem como a Transcampesina, importante rodovia que vai unir os municípios da região Sul do RS”.

Por fim, quanto ao futuro da cidade, Folador diz que a expectativa é de uma cidade que atenda as necessidades dos munícipes e valorize todos os segmentos. “Queremos uma cidade limpa, segura, iluminada, que as pessoas sejam felizes, com um meio ambiente cada vez mais preservado, assim como nossas crianças, onde já pensamos em melhorias para as escolas através de investimentos em infraestrutura e uniformes para a rede municipal. Ainda, fomento a diversificação rural, as agroindústrias e ao jovem aprendiz”, finalizou o prefeito.

JÁ FOI NOTÍCIA NO IMPRESSO

Comentários do Facebook