HOMENAGEM AZONASUL

Estância Santa Maria é a homenageada por Pedras Altas na Azonasul

Sergio, André, Gabriel Fernandes e Maria Eulalie receberam o prêmio na companhia do prefeito Bebeto Perdomo Foto: Divulgação/Azonasul/Especial TP

Com os motes: Inovação; Transformação e Adaptação, a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) reuniu na última terça-feira (21), lideranças políticas e empresariais para homenagear 21 personalidades com o Troféu Empreendedorismo na Zona Sul, destinado àqueles empresários que tenham se destacado na região ao longo do último anos. O evento ocorreu em formato híbrido, com transmissão ao vivo pelas redes sociais e reuniu mais de 150 pessoas no auditório do Sicredi Zona Norte, em Pelotas.

A Estância Santa Maria, de Pedras Altas, foi indicada para receber a homenagem. Atualmente, a propriedade é administrada por Gabriel Fernandes, que em entrevista ao Tribuna do Pampa, agradeceu o reconhecimento. “Nós da Estância Santa Maria, agradecemos ao prefeito Bebeto pela distinção.

Entre tantas propriedades rurais produtivas no município de Pedras Altas, sermos escolhidos para receber o prêmio nos enche de orgulho e nos motiva a seguirmos investindo em qualidade e produtividade, contratando pessoal que são a base do nosso negócio, desenvolvendo nossa propriedade, nosso município e nossa região”, afirmou Fernandes.

Com relação à homenagem, o prefeito de Pedras Altas, Bebeto Perdomo, disse que enquanto representante do Executivo foi uma honra e alegria muito grande fazer a entrega do troféu. “É uma propriedade sempre em busca de inovação, marcada pelo empreendedorismo, geração de emprego e renda na nossa Pedras Altas. Segmento de negócio que orgulha muito a comunidade pedrasaltense, visto ser uma propriedade privada que apóia e tem uma integração muito grande com o poder público por meio de parcerias público-privadas”, afirmou.

SOBRE A PROPRIEDADE – A Estância Santa Maria é uma propriedade familiar adquirida há mais de 20 anos E localizada no município de Pedras Altas, antiga fazenda Lomba Alta. Inicialmente foi gerida por Sergio e Maria Eulalie Fernandes, com foco na pecuária de búfalos. Com os passar dos anos, os filhos Sergio Junior, Gabriel e André foram incluindo novos negócios e atualmente investem também na raça Angus, no plantio de soja e de azevém.

Com o falecimento de Sergio em 2019, Gabriel Fernandes foi escolhido para ser o administrador da fazenda, papel que já realizava há muitos anos em conjunto com o pai. Desde que passou a se dedicar exclusivamente a fazenda, Gabriel incentivou o grupo a buscar sempre mais produtividade em cada hectare, aumentar as frentes de negócio e a manter o alto cuidado com as pessoas que lá trabalham.

A estância emprega 15 funcionários diretamente e grande parte deles moram na propriedade com suas famílias. “É uma prática da família a troca de experiências e as reuniões freqüentes”, afirmou Gabriel.

A partir daí, surgiu a ideia de se investir em pivot central, que atualmente irriga 100% da lavoura de soja. “Anteriormente as secas constantes na região eram grandes preocupações, mas com a irrigação, suporte de técnicos e processos muito bem executados, ano a ano a produtividade por hectare aumenta continuamente”, explicou.

Dado o zelo para com a terra e o cuidado na produção, a Estância Santa Maria foi escolhida pela Embrapa para ser multiplicadora do azevém BRS Ponteio há mais de 10 anos, parceria que se renova anualmente.

A pecuária também é bastante cuidada. “O acompanhamento por técnicos e a busca por melhora do pasto leva a propriedade a buscar sempre maior produção de carne por hectare. Mesmo sendo um negócio familiar, os resultados econômicos e o planejamento financeiro são prioridades. Eles fazem parte de quatro estratégias fundamentais da Estância. O retorno financeiro para a família, a responsabilidade social com os trabalhadores, o retorno para sociedade através do município, e a preservação do meio ambiente e da terra que são obras de Deus”, relatou.

Comentários do Facebook