PROFISSIONALISMO

Estilista pinheirense está no ramo da moda há mais de 30 anos

Edison começou sua carreira com apenas 17 anos de idade Foto: Divulgação TP

Moda não é riscar, e sim, criar tendência que fique na vida das pessoas”. É com esta frase que a matéria desta edição tem seu começo. Com inúmeras peças carregando sua assinatura, o estilista pinheirense Edison Molina, trabalha na área da moda há mais de 30 anos com o dom e o bom gosto na hora de criar modelos únicos e especiais.

O profissional, que já foi colunista do Tribuna do Pampa, aceitou conversar com a equipe e contar sua história resumidamente, pois são muitos anos como estilista. Com o início nos vestidos de noiva, debutante, auto esporte, esporte e fantasias, Edison deu o ponta pé inicial em 1985 na cidade de Pelotas. “Gosto muito desta profissão, e aos sete anos de idade eu já tinha o dom para o desenho”, contou o artista.

Após trabalhar 25 anos em lojas, Edison agora trabalha como autônomo e de forma particular e confessou que já perdeu as contas de quantos modelos já criou. Ao ser questionado sobre o tempo para desenhar um modelo do zero, o criador informou que pode levar até quatro dias, mas que tudo depende. “Preciso ver a cliente e analisar o gosto dela, sendo sincero e explicando se o gosto dela ficaria bem com o biotipo que ela tem e depois dou a minha opinião e partimos para o modelo”, explicou.

 

Os modelos podem levar até quatro dias para a criação completa Foto: Divulgação TP

DESVALORIZAÇÃO

 

Durante a conversa, o profissional lamentou a desvalorização na área de atuação, principalmente no Rio Grande do Sul, relembrando que entre os anos de 1980 e 2000 a profissão era muito valorizada. “Mas ainda dá pra viver”, pontuou ele.

Em relação à graduação, Edison disse que não possui, pois quando começou no ramo não existia faculdade de estilista no Brasil. Porém, o pinheirense contou que já realizou diversos cursos na área da moda e informou que é preciso estar sempre atualizando suas criações. “O mercado da moda está sempre mudando, mas temos que acompanhar a evolução toda na Europa”.

Edison começou a carreira com 17 anos, e além de trabalhar como estilista, também é sócio da hamburgueria ‘Ovelha Burguer’. Segundo ele, a moda em Pinheiro Machado começa em algumas épocas em março e termina apenas em dezembro. Ele também destacou que continua fazendo desenhos de vestidos de prenda, noiva, fantasias de rainha e princesinha, além de todos os tipos de festa.

Interessados podem entrar em contato pelo número (53) 999101713.

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook