EDUCAÇÃO

Estudantes de Bagé se preparam para competir novamente no Desafio da Nasa nos EUA

Em 2023, alunos da Frei Plácido conquistaram o 3° lugar na competição

O grupo que representará o Estado competirá entre 13h e 14h de sexta-feira (19), e entre 12h e 13h de sábado (20) Foto: Divulgação TP

Após um ano da conquista que levou o nome da Rede Estadual para o pódio do Desafio da Nasa Human Exploration Rover Challenge (HERC), da Agência Espacial dos Estados Unidos, em Huntsville, Alabama, os alunos do curso técnico de Mecânica, da Escola Estadual Frei Palácio, de Bagé, se preparam novamente para brilhar na competição. O evento ocorre entre 18 e 20 de abril. No dia 20, entre 19h e 21h, horário de Brasília, acontece a cerimônia de premiação. A competição será transmitida pelo canal do YouTube Nasa TV.

O grupo é formado por Sofia Cuadros Oliveira, Carlos Eduardo Munhoz Ferreira, Felipe de Oliveira Luiz, Frontelino Ferreira de Oliveira, Lucas Nogueira Andina, Mikael Macedo Ferreira Kaupe, Otávio Borges Motta e pelo professor Santiago Nogueira Cuadros. Depois de meses de trabalho, a equipe desenvolveu um protótipo de carrinho movido a pedaladas, chamado de Robotchê. O grupo que representará o Estado competirá entre 13h e 14h de sexta-feira (19), e entre 12h e 13h de sábado (20).

DESAFIO

O evento anual apresenta um desafio de design de engenharia para envolver os alunos na próxima fase da exploração espacial humana. O objetivo é desafiar os estudantes a criar um veículo movido à tração humana, projetado para atravessar a superfície simulada de outro mundo e completar tarefas de missão ao longo do caminho. As equipes de alunos projetam, constroem e testam tecnologias que permitem que os rovers funcionem em uma variedade de ambientes. O veículo passará por um terreno simulando Marte, lua e outros corpos do sistema solar.

Em 2023, os estudantes Sofia Cuadros Oliveira, Bernardo Freitas, Carlos Eduardo Munhoz Ferreira e Isabélli Marques conquistaram o 3º lugar no desafio. Foi a única equipe brasileira e caloura a participar da competição, que englobava mais de 16 escolas de diversos países do mundo.

Comentários do Facebook