O movimento estudantil, entre os movimentos populares, sempre teve muita força e sua atividade ao longo das história produziu muitas mudanças tanto no Brasil como no mundo.
Os estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Barão de Aceguá se organizaram e na tarde do último dia 16 de dezembro, reunidos em Assembleia Geral, deliberaram pela fundação do Grêmio Estudantil do educandário.
Na ocasião, os presentes aprovaram o estatuto da entidade e também a formação de uma comissão provisória, com a presidência da aluna Ana Clara Techera Barriquel, que terá duração de seis meses e a incumbência de regularizar a entidade de fato e de direito, definir a logomarca e as cores da entidade, registrar a mesma junto à União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) e organizar a eleição para a escolha da primeira diretoria definitiva.
O Grêmio Estudantil Barão do Aceguá terá como sigla GEMBAH! (com a letra H no final e ponto de exclamação, pois a estratégia é valorizar a interjeição gauchesca característica de nossa região)
As informações sobre a fundação da entidade foram repassadas ao TP pelo professor de Geografia da escola, o candiotense Anselmo Malaguez.