TAMPINHA LEGAL

Ex-vice-prefeito de Candiota realiza projeto voluntário para ajudar Pronto Atendimento 24h

Paulo Renan Vaz Brum arrecada tampas plásticas e repassa para o Instituto SustenPlást em Porto Alegre

Material arrecadado é separado em sacos plásticos por cor Foto: Divulgação TP

Desde 2023, o ex-vice-prefeito de Candiota, Paulo Renan Vaz Brum (2009-2016), realiza o projeto “Tampinha Legal” e contribui diretamente com o Pronto Atendimento 24h do município, tendo pontos de coletas espalhados pela cidade.

Em conversa com o Tribuna do Pampa, Paulo Brum explicou que, dependendo da quantidade arrecadada e se tiver carona, as tampinhas são enviadas para Porto Alegre a cada três meses. Em uma prestação de contas do ano de 2023 realizada pelo gerente administrativo do PA, Deivid Blanck, e noticiada aqui no TP, entre os meses de maio e novembro do ano passado o projeto gerou mais de R$ 1 mil e 500, quando cerca de 551 kg de tampinhas foram arrecadadas nos pontos de coleta e divididas entre 89 sacos.

“Com essa campanha estamos ajudando o Pronto Atendimento, pois todos acabam precisando de atendimento uma hora ou outra, e essa é uma forma que encontramos para contribuir, assim como o troco solidário nos supermercados”, disse ele, pedindo a ajuda da população candiotense como as associações, os projetos solidários e a comunidade em geral.

 

COLETA

Para quem quiser ajudar na reciclagem das tampinhas, Paulo Brum informou que há pontos de coleta espalhados por todos os bairros do município, incluindo as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e escolas. Ele também disse que além das tampinhas de garrada pet, o projeto também aceita tampas de qualquer tipo de balde plástico, tampa de caneta, desodorante, desinfetante, amaciante e qualquer tipo de tampa plástica.

Além disso, Paulo disse que maior parte das arrecadações chegam por meio da Secretaria de Saúde, sendo que todo o material arrecadado é levado para a sua casa, onde ele separa as tampinhas por cor. “Se eu enviar tudo misturado, o valor é bem baixo e com a separação é bem melhor”, informou, explicando que coloca tudo em saco plástico e após em sacos de ráfia, da maneira como o Instituto pede.

TAMPINHA LEGAL

No material divulgado no site do Tampinha Legal em outubro de 2023, a diretora do Instituto SustenPlást que tem o apoio do Movimento Plástico Transforma, Simara Souza, destacou que o ano estava sendo promissor para o programa, pois desde o mês de janeiro estavam batendo recordes, quando mais de 1 mil e 200 toneladas de tampas plásticas haviam sido recolhidas e mais de R$ 3 milhões foram entregues para as entidades assistenciais participantes.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook