PANDEMIA

Exames dos pinheirenses com suspeita de coronavírus precisarão ser refeitos

A manhã desta quinta-feira (26) foi de muitas dúvidas e especulações por parte da população de Pinheiro Machado e, consequentemente, da reportagem do Tribuna do Pampa quanto ao resultado dos exames dos casos suspeitos de coronavírus no município. Enquanto a espera acontecia desde a última quinta-feira (19), Piratini, Pelotas e Canguçu já obtiveram as respostas do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS). Há alguns minutos, o prefeito Zé Antônio informou ao jornal que os exames precisarão ser refeitos.

Segundo o prefeito, o município só foi avisado hoje sobre a situação. “Acabamos de ser informados sobre o resultado inconclusivo dos exames dos dois pacientes. Isso quer dizer que nossa equipe precisará fazer uma nova coleta de material para que o Lacen realize as análises novamente”, explicou. A dinâmica nesta nova situação é que, ao invés do material ser encaminhado para Porto Alegre através da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), a própria equipe da Secretaria de Saúde do município realizará a entrega do material no laboratório conveniado para agilizar o processo.

Para a reportagem, o prefeito fez questão de tranquilizar a população sobre o caso. “Nós não fomos informados exatamente sobre o motivo desses exames inconclusivos, apenas que precisaríamos refazer e é o que estamos agilizando. Importante que as pessoas saibam que ambos os pacientes, que tiveram contato com o médico bageense que testou positivo para a covid-19, desde então permanecem em quarentena e não apresentaram sintoma algum da doença”, esclareceu. Ainda segundo o gestor, ambos fazem contato diariamente com a equipe do Comitê Extraordinário de Saúde (CES).

Ainda nesta manhã, o TP telefonou para o laboratório responsável pelos resultados em Porto Alegre e a informação obtida é que as análises são realizadas por ordem de chegada. Questionados sobre o motivo de Pinheiro Machado não ter um laudo sobre os casos até então, o setor responsável levantou a possibilidade de ocorrência dos exames inconclusivos, mas não deu mais detalhes.

Todos os Boletins Epidemiológicos sobre a situação do coronavírus em Pinheiro Machado estão disponíveis no site da Prefeitura.

Comentários do Facebook