Na tarde de quarta-feira, 19, o prefeito de Hulha Negra, Erone Londero (PT), assinou o decreto n° 2.050/2016, cujo documento regulamenta a inspeção e fiscalização industrial e sanitária dos produtos de origem animal no município. O ato de assinatura que implanta o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) contou com a presença do chefe do escritório da Emater, Alex Oliveira; do secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Inrri Ademir Zorzzi; da bióloga Débora Motta do Departamento de Meio Ambiente e, ainda, do veterinário Douglas Fischer.
Para o prefeito, a iniciativa é um avanço, em especial para a agricultura familiar. “A regulamentação do SIM vai beneficiar as agroindústrias familiares que estão em processo de construção e regularização. Os agricultores regularizados poderão vender seus produtos agroindustrializados para a merenda escolar, mercado formal e outros mercados institucionais”, destaca Londero.
A previsão para entrar em funcionamento o serviço, segundo o chefe do Executivo, é na próxima semana, quando será realizada uma reunião técnica da prefeitura com a Emater para dar início aos trabalhos.
A bióloga Débora lembra das visitas realizadas pela equipe em agroindústrias de outras cidades, as quais visavam buscar aperfeiçoamento e experiências. Neste sentido, a servidora avalia como positiva a implantação do SIM, pois favorecerá aos agricultores na venda de seus produtos de forma legalizada.