HOMENAGEM

Executivo de Pedras Altas inaugura placa de Túnel Verde em homenagem a José Garibaldi Friedrich

Plantadas por José Garibaldi Friedrich, as acácias formam um extenso túnel Foto: Alex Friedrich/Especial TP

A quarta-feira (12) foi de emoção e homenagem em Pedras Altas. Na data, aconteceu a inauguração da placa que dá nome ao local conhecido pela comunidade como Túnel Verde. A área, localizada na estrada que permite acesso ao Nascente, é composta por uma infinidade de árvores, plantadas há alguns anos por José Garibaldi Friedrich.

Morador da localidade, seu Garibaldi, como era conhecido, cultivou centenas de mudas de Acácia no acostamento da estrada e após alguns anos, o desenvolvimento dos vegetais proporcionou o surgimento de uma passagem de aproximadamente dois quilômetros e meio com área coberta de sombra pela copa das árvores que se entrelaçaram.

Familiares de Garibaldi compareceram ao ato Foto: Divulgação TP

Uma simples solenidade ocorreu no local com a presença do prefeito Bebeto Perdomo, secretários municipais, autoridades do Legislativo, familiares do homenageado e a banda da escola Padre Libório Poersch, de Herval, além de alunos da escola pedrasaltense Assis Brasil. Conforme o prefeito, a placa resgata a história através de um projeto de lei nº 619/2008, aprovado a mais de dez anos, de autoria do ex-vereador Pintinho, além de homenagear o senhor Garibaldi pelo trabalho e dedicação. “No Túnel Verde você encontra a energia da natureza. Basta contemplar e sentir a paz que este fabuloso lugar lhe oferece. Queremos manter o Túnel Verde revitalizado com novos plantios de árvores. Para nós é uma satisfação prestar estas homenagens”, falou o prefeito.

Prefeito Bebeto Perdomo mostrou satisfação pela homenagem Foto: Divulgação TP

Em nome dos familiares de Garibaldi, o filho Alex Sandro Londero Friedrich disse ter sido muito gratificante ver a memória de seu pai preservada através desta homenagem. “Ele que sempre acreditou no trabalho como forma de desenvolver a comunidade onde moramos, agora tem o fruto do seu trabalho reconhecido, pois foi ele que coordenou a equipe responsável pelo plantio das primeiras mudas do túnel. Acho que com certeza ele ficaria satisfeito com essa iniciativa de preservação e revitalização do Túnel Verde”, manifestou Alex.

Banda da escola Padre Libório, de Herval, se apresentou na singela solenidade Foto: Divulgação TP

Seu Garibaldi faleceu há dez anos, mas seu nome será lembrado para o resto da história de Pedras Altas Foto: Divulgação TP

SOBRE GARIBALDI – Nasceu em Restinga Seca, em 4 de dezembro de 1952 e casou-se em 1º de setembro de 1973 em São Leopoldo. Morou junto com sua família em Dom Pedrito nos primeiros anos de casamento, onde trabalhava na agricultura junto com seu pai. Chegou ao município de Pedras Altas em 1976, onde instalou-se na várzea do Candiota, à época parte do distrito Arroio Mau, do município do Herval. No ano de 1981 comprou casa na vila de Pedras Altas em razão dos filhos mais velhos estarem em idade escolar. Garibaldi Friedrich faleceu em janeiro de 2008, deixando a esposa Clair Londero Friedrich e os filhos Alex Sandro Londero Friedrich, Giovani José Londero Friedrich e Rosa Maria Londero Friedrich.

Comentários do Facebook