SEGURANÇA

Exército utiliza drone para fiscalização nas fronteiras

Na região de cobertura do TP, foram destacadas as estradas vicinais que ligam principalmente Bagé a Aceguá

Aparelho auxilia na fiscalização da fronteira Foto: Divulgação TP

Recentemente a 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (3ª Bda C Mec) do Exército Brasileiro, sediada em Bagé e com área de abrangência entre os municípios de Santana do Livramento e Jaguarão, totalizando aproximados 400km de fronteira com o país vizinho Uruguai, recebeu um importante meio auxiliar de fiscalização, um drone.

Em nota, a 3ª Brigada lembrou que a Portaria Ministerial nº 132, de 22 de março de 2020, instituiu o fechamento temporário da fronteira do Brasil com a República Oriental do Uruguai, face as medidas preventivas da disseminação da Covid-19 e que a medida mobilizou as unidades de fronteira no cumprimento da determinação, por meio de postos montados nas vias principais de acesso ao país.

Segundo ressaltado, foi verificado que a região oferece diversas vias vicinais de acesso a ambos os países, necessitando, portanto, de fiscalização, que demanda aos Regimentos um custoso aporte logístico e de pessoal. “Nesse contexto, o drone se mostra como uma alternativa eficaz e barata, em virtude de sua economia, se comparado ao uso de aeronaves de asa rotativa (helicópteros), ou pela utilização de viaturas e pessoal para realizar o patrulhamento das aludidas vias”.

A 3ª Brigada ainda informou estar utilizando o recurso para potencializar a fiscalização e aprimorar o planejamento de fiscalização, por intermédio das informações trazidas pelo drone. “Tais informações vêm norteando o emprego da tropa e potencializando o patrulhamento, gerando economia de meios e de pessoal, aumentando também a eficácia destes no cumprimento da Portaria Ministerial”, diz a nota.

Comentários do Facebook