EXEMPLO INTERNACIONAL

Experiência de Candiota é apresentada no Chile

O seminário foi realizado pelo projeto Mirada Ciudadana Foto: Raíssa Vargas TP

Desde a segunda-feira (10), o vice-prefeito Gil Deison Pereira, junto ao secretário de Governo, Artemio Parcianello e a coordenadora de Comunicação, Raíssa Vargas, estão em Santiago, no Chile. No país está acontecendo o Seminário Governo Aberto y Governança: Construindo uma política de Governo Aberto para as Instituições Públicas Locais.

Durante o Seminário, representantes públicos dos países do Cone Sul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai) discutem sobre temas como participação cidadã, descentralização do governo, desenvolvimento sustentável, objetivos de desenvolvimento social (ODS), boa governança, boas práticas em governos locais e cooperação sul triangular. A intenção é fazer um intercâmbio de ideias sobre essas pautas e buscar ferramentas eficazes para solucionar problemas em comum nos países.

O vice-prefeito, Gil Deison Pereira, apresentou o município e seus eixos em desenvolvimento. Já o secretário geral de Governo, Artemio Parcianello, fez uma apresentação sobre o Programa Gestão Participativa, que vem de encontro com uma das pautas discutidas.

O Seminário está sendo realizado pelo projeto Mirada Ciudadana, que integra outro projeto, o “Adelante, facilidad para la cooperación triangular” da União Europeia. A coordenadora de Comunicação, Raíssa Vargas, que é a interlocutora do projeto com o município de Candiota, destacou que essa é uma experiência de grande valor para o aprimoramento de projetos municipais. “Agradecemos ao Mirada Ciudadana que tem proporcionado esses intercâmbios com outros países, com essa troca conseguimos avançar em alguns pontos, principalmente na busca de uma melhor participação popular e na importância que esse fator tem para o governo”, afirmou.

O secretário Parcianello, que participou pela primeira vez em um dos encontros, disse estar muito satisfeito com os diálogos políticos apresentados. “Às vezes não temos a ideia de que países vizinhos enfrentam os mesmos problemas que nós”, falou. Além disso, já está sendo avaliada a possibilidade de se realizar um estudo para a implantação de um projeto de produção de seda no município de Candiota, por meio do Mirada Ciudadana.

Vice-Prefeito Gil Deison fazendo a apresentação do município no Seminário Foto: Raíssa Vargas/Especial TP

Ademais, o projeto também realiza capacitações em municípios associados. Candiota, por exemplo, já recebeu algumas oficinas de bom atendimento ao cidadão. “Com certeza estamos colhendo bons frutos dessa parceria”, enfatizou o vice-prefeito. O seminário encerra na sexta-feira, 14. As atividades acontecem na universidade Adolfo Ibañez, em Peñalolén (uma das comunas em Santiago). No Brasil, apenas Candiota e Aceguá integram o projeto Mirada.

ENTENDA – O Programa Gestão Participava foi implantado pelo atual governo para ser uma ferramenta de democracia direta, coma participação e a decisão da comunidade em relação ao orçamento municipal. O programa realiza anualmente assembleias em 10 regiões do município, onde a população tem a chance de participar ativamente através do debate e do voto, decidindo quais são as prioridades e projetos a serem executados pela Prefeitura no ano seguinte. Além disso, cada uma das regiões elege seus delegados, que são os representantes destas comunidades junto ao Executivo. O programa é realizado através da Secretaria Geral de Governo, chefiada por Artemio Parcianello e tem como coordenadora Luana Vais.

Comentários do Facebook