Faça o melhor

O filósofo Mário Sérgio Cortella diz que “devemos fazer sempre o melhor, com as condições que temos, para que quando tivermos condições melhores façamos melhor”. Faz tempo que tenho pensado sobre isso ao mesmo tempo que observo o comportamento das pessoas.

Por outro lado, tenho observado pessoas indo, cada vez mais, procurar psicólogos, psiquiatras, centros espíritas, religiões evangélicas, para tentarem resolver seus problemas que, na maioria das vezes são bem simples de resolver, basta que estas pessoas deixem de ser irresponsáveis.

Não vejo possibilidades de psicólogos e psiquiatras, entre outros, curarem irresponsabilidade, uma vez que a pessoa é quem deve deixar de ser irresponsável ao ter a certeza, na verdade sempre teve, de que é irresponsável. Vou dar uns exemplos. O sujeito acorda de manhã e arruma a cama, quando arruma, mal e porcamente, chega na cozinha e encontra a pia suja de ontem, toma um café preto com qualquer coisa que tenha para comer e vai à luta que a vida está difícil e é preciso correr para matar um leão a cada dia. Se ele não consegue fazer o melhor quando arruma a cama, não consegue fazer o melhor ao cuidar do que há na pia, não consegue fazer o melhor ao tomar o café da manhã, a vida deve estar difícil, é lógico.

Na política, o sujeito se elege vereador ou a qualquer cargo com educação de primeiro grau incompleto e fica fazendo discurso de que prioriza educação, mas não vai ao colégio estudar (o idiota tem vergonha de estudar depois de velho). O futuro dele é de vereador para ex-vereador, normalmente, embora os do povo gostem de falar mal de vereadores analfabetos não lembrando que, ainda que analfabetos ou quase, são melhor vistos pela sociedade do que os que criticam e não tem votos para se elegerem vereadores.

Fazer o melhor com as condições que tem é algo que raros fazem. E não pretendem mudar. Mas dizem que almejam o sucesso. Bobagens. O sucesso está ao alcance dos que estão sempre dispostos a mudar suas ações e comportamentos para melhor.

Gandhi propôs que as pessoas fossem a mudança que gostariam de ver no mundo. Muitos replica esta frase na internet, mas poucos efetivamente agem como as palavras que citam. Palavras indicam intenções, mas o que faz o ser humano ser o que é são suas ações.

Ah! Não pense em fazer o melhor só quando é importante. O hábito de fazer sempre o melhor, nas pequenas coisas ou não, é que fará qualquer um fazer o melhor quando for importante.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook