A praça central de Candiota, a Dario Lassance, sediará neste fim de semana, dias 7 e 8, uma Feira de Artesanato, Cultura e Gastronomia. As exposições serão no Galpão do Produtor e já estão confirmados 39 participantes de diversas cidades, como Herval, Bagé, Pinheiro Machado, Candiota, Pedras Altas, Hulha Negra, Pelotas e Capão do Leão, incluindo assentamentos.
O projeto foi idealizado pela artesã de Candiota Noranei Borges Ortiz, com o objetivo de unir artesãos da cidade, interior e municípios vizinhos. “Além de gerar o desenvolvimento do artesanato, melhora a qualidade de vida dos artesãos com a implantação efetiva das feiras uma vez por mês em cada município. Teremos mais desenvolvimento do artesanato e dos níveis cultural, profissional, social e econômico”, explicou.
Ortiz ainda destaca o fomento ao empreendedorismo. “É necessário promover e divulgar o artesanato na região e Rio grande do Sul, pois é uma oportunidade de geração de trabalho e renda, pois grande parte dessas pessoas encontra no artesanato, uma forma de garantir a própria sobrevivência e manutenção do bem-estar dos seus familiares. Através destes trabalhos também conseguimos destacar as vocações regionais, a preservação das culturas locais e talentos manuais, aliado ao fomento ao empreendedorismo e oportunidade de exposição de produtos para um público mais amplo, além do familiar”, conclui Nora.
O evento ocorre das 9h às 17h30 no sábado. Para o domingo, também está programada uma mateada com distribuição de água quente e erva mate, em parceria com a Rádio Interativa, com a realização de bingo e show com o Grupo De Pouca Prosa no CTG Luiz Chirivino.
* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso