OVINOCULTURA

Feovelha 2018 tem aumento de mil animais em relação a última edição

Para o Rematão serão cerca de 3,3 mil ovinos em pista nesta sexta-feira (26)

Animais chegaram nesta quinta-feira (25)

Animais chegaram nesta quinta-feira (25) Foto: Carlos Eduardo Nogueira/Especial TP

O Parque Charrua recebeu durante toda esta quinta-feira (25), cerca de 4 mil ovinos que irão participar da 34ª edição da Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha) até este sábado (27). Para um evento que estava até ameaçado de não acontecer, o número é expressivo.

Somente para o Rematão, que será realizado na tarde desta sexta-feira (26), aproximadamente 3,3 mil animais se inscreveram. Além disso, cerca de 700 reprodutores estarão indo a leilão ou apenas participando dos julgamentos.

Conforme o presidente do Sindicato Rural de Pinheiro Machado, Gabriel Camacho, houve um aumento de cerca de mil animais em relação a Feovelha de 2017, bem como, há mais de 70 expositores de várias partes do Rio Grande do Sul.

Para ele, fatores como a valorização nesta safra da lã, a criação da Força Tarefa de Combate ao Abigeato e melhoria no preço da carne ovina, são fatores para este aumento. “Também se deve ao fato da Feovelha ser a maior, melhor e mais tradicional feira do Brasil e isso atrai o setor”, destaca Gabriel.

Fábio Simoni, do Pioneiro Remates, está otimista

Fábio Simoni, do Pioneiro Remates, está otimista Foto: Arquivo TP

Para Fábio Simoni – um dos sócios-proprietários do tradicional escritório de Remates Pioneiro, de Pinheiro Machado -, o quadro é bastante animador em vista da perspectiva que havia do evento sequer ser realizado este ano. Ele destacou que nos últimos dias o escritório tem recebido diversos contatos para novos cadastros e atualização, inclusive de fora do RS, como do Mato Grosso. “Houve uma união muito grande de todos; a Feovelha está aí e temos uma expectativa de ótimos negócios.”, prevê ele.

FINANCIAMENTO – A agência local do Banrisul anunciou esta semana, que o banco estará disponibilizando R$ 200 mil para financiar a compra de animais. A liberação de crédito para compradores irá viabilizar os investimentos em genética. “O momento que estamos vivenciando é de incertezas econômicas e sem dúvidas o financiamento chega para sanar a possível retração na hora do lance”, analisa o dirigente sindical.
Os interessados devem protocolar junto a agência bancária, o pedido para a utilização dos recursos oferecidos oficialmente para o evento.
O Sicredi também disponibiliza uma linha de crédito. Os limites e taxas podem variar de acordo com o enquadramento de cada associado, por isso se recomenda que os associados procurem a unidade para atualização cadastral e a conferência das condições e os valores disponíveis. O Sicredi garante recursos suficientes para atender a demanda dos associados, conforme a necessidade e perfil de cada um.

GRATUIDADE – O presidente do Sindicato fez questão de enfatizar que a 34ª Feovelha, apesar de bem mais modesta em relação aos demais anos, terá atrações para a população em geral, sendo aberta a participação. “Os portões do parque estão totalmente abertos e não será cobrado nada para as pessoas entrarem. A entrada é franca”, frisou Gabriel, lembrando que quem quiser, de forma espontânea, colaborar com algum valor para o hospital local, haverá uma equipe da instituição na entrada do parque.

ATRAÇÕES – Além da programação oficial (ver quadro), que tem sua abertura oficial prevista para às 14h desta sexta-feira (26) e em seguida o Rematão, o Parque Charrua está abrigando exposições de máquinas agrícolas e veículos, bem como, o pavilhão de indústria e comércio está lotado de expositores.

Também há atrações para as crianças, com brinquedos infláveis e passeios de bicicleta pelo parque. Na parte gastronômica, há restaurantes e comércios específicos instalados. “O parque está pronto para receber todos”, convidou Gabriel.

PROGRAMAÇÃO

DIA 26/01/2018 – SEXTA-FEIRA
Até às 10h – Recepção e instalação dos artesãos no espaço temático Emater
9h – Reunião Regional 7 – Palestra: “Produção de Terneiros para Exportação”
8h – Julgamento de Classificação de todas as raças
10h – Oficina SENAR-RS
14h – Abertura Oficial
15h – Início do Rematão
15h – Continuação Julgamento de Classificação

DIA 27/01/2018 – SÁBADO
Até às 12h – Inscrições para concursos de artesanatos da Emater
10h – 13º Concurso Municipal de Borregas 2 dentes
10h – Leilão Pista A: Ile de France, Texel, Hamphsire Down, Sulfolk, Poll Dorset e Dorper
10h – Leilão Pista B: Merino Australiano, Romney Marsh, Karakul e Crioula
11h – Assembleia Geral da Associação do Ideal
14h – Oficina SENAR-RS
14h – 8º Concurso de Peles Curtidas
14h30 – 11º Concurso de Artesanato em Lã
15h – Leilão Pista A: Raça Corriedale
15h – Leilão Pista B: Raça Ideal
17h – Premiação de Concursos e Destaques da Emater

Comentários do Facebook