OVINOCULTURA

Feovelha de 2021 será exclusivamente técnica e comercial em razão da pandemia

Na foto, membros da Secretaria de Saúde e Ação Social e do Sindicato Rural debatem sobre adaptações Foto: Gislene Farion TP

Um desafio e tanto para a Junta Governativa do Sindicato Rural de Pinheiro Machado. Assim está sendo a organização da 37ª edição da Feovelha, marcada para ocorrer de 28 a 30 de janeiro no Parque Charrua. Além de assumirem a entidade há 40 dias do evento, Heber Farias, Michel Corrêa e Eduardo Peraça ainda têm pela frente uma das maiores crises sanitárias já vistas – a pandemia do novo coronavírus.

Entendendo a importância da Feovelha para o setor e a época apropriada para a comercialização de ovinos, o trio está empenhado em tirar o projeto do papel e colocá-lo em prática em nome do produtor rural e da ovinocultura. Para isso, adaptações estão sendo necessárias. O grupo conta também com o apoio da Comissão Jovem do Sindicato Rural na organização do evento, que este ano será exclusivamente técnico e comercial, sem contar com atividades culturais para evitar aglomerações. A programação oficial será divulgada em breve. Todos os protocolos para evitar a disseminação da Covid-19 serão seguidos para manter a segurança de dos envolvidos.

IMPORTÂNCIA – Segundo o presidente Heber Farias, o Tripó, a não realização da Feovelha traria um impacto negativo para o setor. “Sabemos da dificuldade que é fazer uma Feovelha, ainda mais diante de todas as imposições para evitar a disseminação do vírus, mas é fundamental que ela aconteça, assim como foi nesses últimos 36 anos de forma ininterrupta. O produtor rural da região e de diversas partes do Estado já conta com a Feovelha para comprar e vender ovinos, é nosso papel como Sindicato Rural se adaptar aos protocolos e manter a realização da feira”, disse. Neste sentido, a Junta Governativa aguarda os produtores focados na efetivação de negócios.

ADAPTAÇÕES – Conforme contou o grupo, o Parque Charrua já está recebendo manutenção e investimentos estão sendo feitos no sentido de se adaptar à atual realidade. O Sindicato Rural já contratou uma empresa para instalação de internet de fibra óptica no local do evento, que vai possibilitar transmissão ao vivo pela internet de todos os remates e julgamentos. Assim, os produtores que não quiserem ou não puderem se deslocar até Pinheiro Machado, terão a oportunidade de acompanhar a programação, bem como adquirir animais pelos meios digitais (Facebook e Youtube).

INSCRIÇÕES – Já estão abertas, desde a segunda-feira (4), as inscrições para animais que disputarão o prêmio da 37ª edição da Feovelha. O prazo vai até as 16h do dia 20 de janeiro e as inscrições são realizadas somente através do site da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO) – www.arcoovinos.com.br. Os valores são de R$ 50,00 para animais a galpão e R$ 100,00 para lote de rústicos (trio com ou sem reserva). As inscrições para o rebanho geral, que participam do tradicional Rematão, iniciaram nesta quinta-feira (7). Os escritórios responsáveis são o Pioneiro Remates (53) 3248 1429 ou (53) 99972 3369 e o Knorr Leilões (53) 3028 1400.

Executivo e Legislativo garantem apoio para realização do evento

Na quarta-feira (6), a agenda da Junta Governativa esteve focada em garantir o apoio do Poder Público, bem como da Secretaria de Saúde e Ação Social. Para isso, o grupo esteve no gabinete do prefeito interino de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga (Progressistas), para solicitar apoio tanto em demandas pontuais durante a manutenção do Parque Charrua, quanto para a própria garantia de realização da Feovelha – diante do modelo de Distanciamento Controlado do governo do Estado. “O município de Pinheiro Machado é parceiro do Sindicato Rural, entende perfeitamente a importância da Feovelha ser realizada e não vai medir esforços para que ela aconteça, seguindo todos os protocolos sanitários obviamente”, garantiu o gestor. Ele também ficará responsável pela tradicional reunião dos prefeitos da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), que há anos acontece paralela à Feovelha.

A Junta Governativa se reuniu com o prefeito Ronaldo Madruga e sua equipe de governo Foto: Gislene Farion TP

Durante a reunião, o titular da Secretaria de Saúde e Ação Social, Éliton Rodrigues, também se manifestou. “Vamos deslocar nossa equipe para o Parque Charrua nos três dias da Feovelha e é importante que as pessoas se sintam seguras lá. Não é preciso deixar de fazer a feira, porque o produtor rural precisa dela para comprar e vender seus animais, mas temos que estar atentos aos protocolos sanitários e se adaptar à atual realidade fazendo algumas restrições”, disse. O secretário se colocou à disposição para ajudar a organização do evento na elaboração dos planos de contingência e já esteve no Parque Charrua junto com a enfermeira da Vigilância em Saúde, Marina Scheer, horas após o encontro.

Na sequência, em reunião com o presidente do Legislativo, Fabrício Costa (PSB) e com o diretor da Câmara de Vereadores, Rafael Behenck, o apoio também foi confirmado. “A Câmara de Vereadores não vai medir esforços para contribuir no que for possível. O setor da ovinocultura é fundamental para o desenvolvimento do nosso município e entendemos que a feira, voltada para a comercialização de animais, tem que ocorrer. Estaremos lá com certeza”, garantiu o vereador. Ele também já sinalizou a realização de uma sessão ordinária especial, com transmissão pela internet, direto do Parque Charrua.

O presidente do Legislativo, Fabrício Costa (PSB), também garantiu apoio à Feovelha Foto: Gislene Farion TP

MAIS APOIO – Além do Executivo e Legislativo pinheirense, a 37ª Feovelha já conta com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Fundo de Desenvolvimento da Ovinocultura (Fundovinos), Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sicredi, Cresol, Caixa Econômica Federal, Azeites Batalha e Nova Net.

Comentários do Facebook