Mesmo com o tempo fechado e apresentando neblina em alguns momentos, o público não arredou o pé da praça central em Candiota, onde aconteceu parte da programação realizada no feriado do dia 20 de setembro. Muitas pessoas acompanharam os desfiles de cavaleiros e cavaleiras, temáticos e a encenação da batalha que passaram pela avenida 24 de Março, na sede do município.
Conforme a equipe da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, aproximandamente 500 cavalos cruzaram a avenida e mantiveram acesa a tradição gaúcha. Neste ano, 12 entidades tradicionalistas participaram do desfile, sendo que o PTG Fundo da Grota contabilizou o maior número de integrantes, e o CTG Luiz Chirivino juntamente com seus filiados teve o maior número de cavaleiros e cavaleiras, de acordo com a coordenadora do Tradicionalismo, Júlia Graziela.
O público também pôde prestigiar o desfile temático das entidades tradicionalistas com o tema “simbologia do RS”, tendo churrasco, chimarrão, danças e também Jaime Caetano Braun. Ainda na avenida, a encenação e espetáculo da batalha e proclamação da República Riograndense foi uma das atrações mais aguardadas no feriado. Após estas atividades, o público se direcionou para o ginásio Lucas Porciúncula, também na sede do município, onde acompanharam apresentação dos grupos de danças, show com o grupo Orgulho Gaúcho, show com o Gaúcho da Fronteira e show com a Estação Fandangueira.
A Semana Farroupilha deste ano teve o projeto aprovado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), e denominado como – Festejos Farroupilha na República Riograndense. O recurso avaliado em R$ 200 mil, foi 100% captado por meio das empresas, Farmácia São João, Rede Peruzzo e Rede Super.
HOMENAGEM
Durante os desfiles, o CTG Luiz Chirivino prestou uma homenagem para a sua diretora cultural, Karen Paola Taborda, que faleceu no início deste mês de setembro. A entidade cruzou a avenida com uma faixa contendo o seu nome, uma foto e um texto falando da sua importância e da saudade sentida por todos. Além disso, as filhas Ana Júlia e Isabelly Taborda juntamente com o esposo de Karen, Crisiano Barres abriram o desfile da entidade.
Na segunda passagem, Ana Júlia desceu do cavalo e foi até o palco ler uma mensagem feita com muito carinho à mãe, amiga, esposa e apaixonada pelo tradicionalismo que partiu muito cedo. Todos os cavaleiros e cavaleiras estavam com lenço preto, representando o luto. Durante o desfile temático, mais uma homenagem foi feita em seu nome. Além do CTG Luiz Chirivino, outras entidades demonstraram luto.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*