O TP tem acompanhado o cenário político que se forma na região. Em Hulha Negra, o Partido dos Trabalhadores, ao que tudo indica, integrará chapa majoritária para as eleições 2024, buscando mais uma vez comandar o município. Três nomes estão na lista pelo partido, sendo Fernando Campani, Volnei Manfron e Marino De Bortoli.
FERNANDO CAMPANI
Nesta semana, o ex-prefeito Fernando Campani (PT) reafirmou ao jornal por meio de nota, sua pré-candidatura. “Hulha Negra é a cidade que adotei para ser minha, pois exerço a minha profissão em qualquer lugar do mundo sem perder o meu vínculo com o desenvolvimento da cidade e com o carinho fraternal da população da cidade”, esclareceu Fernando. Essa afirmação ocorreu após Campani recusar ser candidato pelo seu partido, o dos Trabalhadores, em Capão da Canoa.
Ele também falou sobre a situação atual do PT na cidade. “Todas as lideranças do PT que se apresentaram para concorrer são pessoas de alto nível. São meus amigos. São lideranças queridas do povo com grande capacidade de exercer um belo mandato. Eu busco, nesse momento, o bom diálogo entre nós, sem dispensar a humildade e a análise do cenário local e nacional. Quero construir um entendimento de unidade e valorização das forças políticas existentes que podem se associar à uma candidatura do PT. Ninguém é mais do que ninguém. Representamos um bom projeto para a cidade e região”.
Ele acrescentou dizendo “querer ser a opção partidária com a igual importância dos outros amados companheiros, mas oferecer o perfil de mediador e conciliador dos grupos internos do Partido e contribuir com a construção de um bloco partidário de sustentação do atual governo federal que permitam parcerias em prol de recursos e apoio do governo Lula e Alckmin”.
Fernando Campani finaliza dizendo que o momento é de diálogo. ‘Quero afirmar que dispenso qualquer candidatura se for para fortalecer as segregações internas. Todos nós somos importantes e a pequena cidade de Hulha Negra precisa de todas as forças políticas existentes. É pra isso que eu me apresento. Hulha Negra também é minha e me preparei para torná-la uma cidade de oportunidades e atrativa para quem deseja investir e prosperar. O momento agora é de diálogo respeitoso e certamente seremos uma opção de governo que carrega a marca da unidade”, concluiu.
VOLNEI MANFRON
O servidor público e vereador Volnei Manfron também confirmou ao jornal sua pré-candidatura. “Não por minha iniciava, mas sim por muitos companheiros de partido, cidadãos da Hulha Negra que temos contato, conversamos e que no dia a dia me provocam para que eu coloque o meu nome a disposição”.
Volnei explicou os motivos. “Tenho uma grande caminhada e experiência, este é o meu terceiro mandato como vereador e tenho uma história. Vim para o município através da luta pela reforma agrária, sou assentado do município e temos uma grande contribuição. Hoje sou morador de Hulha Negra e há mais de 15 anos estou na função de servidor público, e essa experiência que eu adquiri ao longo dos anos sobre a questão da administração pública é muito importante. Sou formado em geografia pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio do nosso Polo Educacional, e estamos aqui para construir um grande projeto para a cidade”.
Finalizando, ele falou sobre a pré-candidatura de Fernando Campani. “Sem palavras, um grande companheiro, honesto e além da amizade que nós temos, lutamos muito na região. Não há problema nenhum com outro companheiro, vou tratar de uma forma natural e acatar o que o partido definir”.
MARINO DE BORTOLI
O jornal tentou contato com Marino De Bortoli, que também havia colocado o nome à disposição como pré-candidato a prefeito da cidade, mas até o fechamento desta edição não conseguiu retorno.
PT
O jornal ainda tentou contato para falar sobre a pauta com o presidente do PT em Hulha Negra, Dalvir Zorzi, mas também não obteve retorno.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*