PARA SALVAR VIDAS

Finalizado processo licitatório, Dnit confirma instalação de redutor de velocidade no trevo de Candiota

No último fim de semana, mais um acidente foi registrado no trevo de acesso a Candiota, felizmente desta vez sem vítimas, apenas danos materiais Foto: Sabrina Monteiro TP

Nesta semana, a seção de Imprensa e Jornalismo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), confirmou ao Tribuna do Pampa que o processo licitatório para a instalação do redutor de velocidade no trevo de acesso à Candiota, na BR-293, foi finalizado.

Segundo nota enviada ao jornal, a instalação do equipamento “consta no novo contrato, cujo início da vigência começa nesta quarta-feira (10), onde todos os pontos prenunciados serão instalados de forma sequencial”.

O departamento, porém, não informou o jornal acerca de prazos para instalação e tempo de vigência do contrato.

 

RELEMBRE

 

O trevo de acesso a Capital Nacional do Carvão é conhecido como um local perigoso e lembrado por ser palco de diversos acidentes, muitos graves com vítimas fatais. Lideranças debateram que mudanças seriam necessárias não só no trevo de Candiota, mas em outros da BR-293.

Cabe lembrar que em agosto de 2023, a autarquia havia informado o jornal por meio de nota, que os técnicos estavam trabalhando na elaboração de um edital para contratar a instalação de novos equipamentos eletrônicos nas rodovias sob administração do Departamento, e que a instalação do redutor no trevo de acesso à Candiota seria contemplado no edital.

Também é importante ressaltar que a confirmação de instalação já havia sido feita em abril de 2023 por um engenheiro do departamento, durante reunião do deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT), realizada na Câmara de Vereadores e Vereadoras de Candiota.

No período, o DNIT também assinalou que vários pedidos de instalação de redutores de velocidade (lombadas eletrônicas) foram recebidos nos últimos anos para os trevos da rodovia, mas que o governo federal anterior havia baixado normas mais rígidas para a instalação deste tipo de equipamentos em rodovias federais em todo o Brasil, inclusive em alguns locais eles foram até retirados, e que os pedidos passaram por rigorosos estudos dentro de critérios estabelecidos e que apenas o trevo de Candiota havia passado nos testes de criticidade e acidentes com gravidade, para aprovação da instalação de um equipamento no local.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

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