CAUSA ANIMAL

Firmada parceria entre Pinheiro Machado e Pedras Altas para castrações de cães e gatos

Convênio vai possibilitar que Pedras Altas encaminhe seis animais por mês para castração

Prefeito de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga, e de Pedras Altas, Bebeto Perdomo, assinaram o convênio durante uma Sessão Itinerante da Câmara de Vereadores na 38ª Feovelha Foto: Raíssa Vargas/Especial TP

Durante a 38ª Feovelha, na quinta-feira (27), aconteceu a sessão itinerante da Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado, com o tema “Ataques de cães bravios aos rebanhos ovinos”, onde o prefeito Ronaldo Madruga e o prefeito Luiz Alberto Perdomo assinaram o convênio de parceria entre os municípios para castrações de cães e gatos.

Mensalmente, Pedras Altas encaminhará para Pinheiro Machado seis animais para serem castrados. “Essa parceria entre os municípios é muito importante, principalmente para o controle populacional dos animais, não só na área urbana, mas também na área rural, vai ser um programa inédito na nossa região. Estamos muito felizes de assinarmos na Feovelha esse convênio de castração de cães e gatos que vem ao encontro com a política pública que nossos produtores pedem”, relatou o prefeito de Pedras Altas Bebeto Perdomo.

Atualmente, o município realiza em torno de 30 castrações mensais, que ocorrem no Centro de Zoonoses do município em parceria com a ONG Grupo de Proteção aos Animais – Unidos Para Amar (GPA-UPA).

O prefeito de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga, também reforçou a importância da castração. “Sabemos dos prejuízos que os nossos produtores têm quando cães errantes atacam seus rebanhos, com essa ação visamos minimizar esses atos dos cães bravios, além de controlar a população errante na zona urbana”, afirmou.

Em contato com o secretário de Saúde de Pedras Altas, Celso Caetano, o gestor disse ao TP que o programa é de grande importância para o município em termos de saúde pública. “Além de termos o controle populacional de cães e gatos, auxilia a população com os animais domésticos em virtude de falta de recursos quando há novas crias, chegando, muitas vezes, ao abandono desses animais. É um convênio que vai ajudar diretamente a área de saúde, visto os animais das ruas poderem ser transmissores de doenças como raiva e cinomose canina. Estamos esperançosos com o programa, o incentivo financeiro do vereador Arildo Madruga é muito importante”, manifestou Caetano.

As castrações devem ter início no mês de março e o setor de Vigilância em Saúde já está adquirindo materiais e veículo para o transporte dos animais em segurança para realização dos procedimentos. Ainda, um censo animal será realizado pelo Agentes Comunitários de Saúde para que seja verificada a população de cães e gatos da cidade.

O vereador e presidente do Legislativo de Pedras Altas, Arildo Madruga (Progressistas) lembrou que a proposição do projeto surgiu após uma demanda da população envolvida na causa e pela necessidade de fazer alguma coisa. Ele frisou que as parcerias foram essenciais para que esse pontapé inicial fosse possível. “Hoje não temos política pública nacional ou estadual relacionada a esse tipo de programa que nos dê suporte relacionado a recursos. Há um tempo fizemos uma parceria com o vereador Éliton Rodrigues que exercia o cargo de secretário de Saúde. Tive mecanismos enquanto vereador como as emendas impositivas, e com a parceria do prefeito Bebeto e do secretário de Saúde Celso Caetano, foi possível colocar em prática e hoje esse projeto é realidade. Vamos ter resultado a longo prazo mas vamos alcançar nosso objetivo”.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook