MEIO AMBIENTE

Folador anuncia projetos para a cidade ligados a melhorias ambientais

Prefeito Folador parabenizou pela iniciativa da sessão Foto: Divulgação TP

Durante sua explanação da Sessão Especial alusiva ao Meio Ambiente de Candiota, o prefeito Luis Carlos Folador falou sobre três projetos e ações a serem implantadas no município, visando tanto beneficiar o funcionalismo, como o produtor rural que participa da feira semanal, como o município, através de melhorias ambientais.
Folador lembrou que estão sendo implantadas na sede de Candiota lâmpadas de led através do projeto Reluz, iniciado no governo anterior. Segundo o gestor, após assumir o governo, em janeiro deste ano, o processo foi continuado. “Serão 630 pontos na sede de Candiota, e cerca de 130 já foram instalados, mas nossa meta vai além, depois vai vir um projeto que permite colocação de lâmpadas de led em todo o município. Receberemos a visita do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacui e do Alto da Serra do Botucaraí (Comaja), que vai nos apresentar uma proposta em que é feita a instalação das lâmpadas com financiamento por período de 60 meses. Com economia da iluminação se paga o financiamento e a garantia é de 5 anos. Além de uma cidade iluminada, diminui o consumo de energia”, explicou Folador.
Folador também fez referência a um projeto de incentivo aos feirantes do Galpão do Produtor de Candiota. “Iremos fazer um debate com vereadores, Sindicato dos Municipários de Candiota, o Simca e servidores. Temos vale alimentação mensal e queremos colocar uma proposta de um crédito que o servidor poderá utilizar ou não com compras dos produtores do galpão, ficando ao critério de cada um para usar na feira. Não podemos obrigar a pessoa a adquirir, mas ela terá opção de agregar esse valor no vale. É um modo de incentivo a feira”, ressaltou o prefeito.
O gestor candiotense também adiantou um convênio que será firmado do parque Maria Anunciação Gomes de Godoy, que tem 24 hectares, no valor de R$ 1 milhão para compensação ambiental. “O viveiro da Vila Operária será remanejado. Haverá uma sede onde será instalada a Secretaria de Meio Ambiente. Já consultamos a Fepam para a instalação de um parque de energia fotovoltaica em uma área degradada para suprir a demanda do município”, explicou.

Comentários do Facebook