ELEIÇÕES 2020

Folador é eleito prefeito de Candiota pela terceira vez e se consolida como a principal liderança política da cidade

Após cerca uma hora do fechamento das urnas, militância do MDB e PSDB já comemorava a vitória Foto: Divulgação TP

Luiz Carlos Folador, 52 anos, foi eleito neste domingo (15) pela terceira vez na história, prefeito de Candiota. Ele já havia governado a cidade de 2008 a 2016.

Os militantes e simpatizantes da coligação Unidos por um futuro melhor (MDB-PSDB), se concentraram em frente a sede do MDB, no centro da cidade desde o fim da votação e por volta das 18h já começaram a comemorar o resultado, que é apurado de forma paralela, com a soma dos resultados que cada uma das 22 urnas de Candiota imprime ao fim da votação.

Numa eleição disputada com o atual prefeito Adriano dos Santos (PT), Folador colocou à prova seu patrimônio político, quando após 30 anos de militância no PT, trocou de partido e foi para o MDB em 2019. Numa cartada alta, o ex-prefeito venceu mais uma eleição e se consolida como a maior liderança política do município.

Com 77,27% das urnas apuradas oficialmente, Folador obtém 2.765 votos (54,93%) contra 2.205 votos (43,80%) de Adriano. O candidato Pimenta totaliza 64 votos (1,27%). Matematicamente ainda é possível uma reversão da eleição, porém em apuração paralela com a soma dos boletins de urna, a vitória é consolidada para Folador, entretanto o TP não irá divulgar os números paralelos, aguardando a totalização oficial dos votos, que enfrenta lentidão neste momento.

Neste momento, Folador e o seu vice Paulinho Brum discursam em frente à sede do MDB para uma multidão de pessoas. “Agradeço à Deus que nos iluminou e nos deu a confiança. Este sonho não é de uma pessoa e sim de um grupo”, foram as primeiras palavras de Folador.

* Com correção de informações às 21h17

Comentários do Facebook