TRÂNSITO

Frota de veículos quase dobra em 10 anos na região

Em Hulha Negra existe quase três veículos para cada habitante

Em Hulha Negra existe quase três veículos para cada habitante Foto: Joanes Araujo/Especial TP

O TP realizou esta semana, uma análise do número de veículos nos municípios de abrangência do jornal impresso e também da versão on line. Os números são disponibilizados pelo Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS).

O estudo foi feito com base nos últimos 10 anos, ou seja, de 2008 para cá. A última atualização do Detran-RS sobre a frota gaúcha é de março deste ano. Foram analisados as estatísticas dos municípios de Dom Pedrito, Bagé, Aceguá, Hulha Negra, Candiota, Pedras Altas, Pinheiro Machado e Piratini.

Ao todo, na última década, o número de veículos nestas cidades saltou de 68.042 em 2008 para 118.959 veículos em março de 2018, o que representa um aumento de 74,8% na frota regional. No Rio Grande do Sul, o aumento foi 66,1% neste intervalo.

Os números dão a dimensão exata dos problemas já enfrentados, mesmo em cidades menores, como são a maioria, onde já há transtorno para se achar vagas de estacionamentos, principalmente nas áreas centrais. Em Bagé – a maior cidade da região analisada, que teve um aumento em sua frota no período de quase 70%, se vive um drama ainda maior, mesmo já tendo implantado o estacionamento rotativo e pago.

Pelos números, o município que mais teve aumento de sua frota foi Aceguá com quase 130% nos últimos 10 anos, seguido por Hulha Negra com 123% e Candiota 120%. A frota que menos cresceu foi a de Dom Pedrito, com aumento de 69%.

Na relação número de veículos por pessoa, o Rio Grande do Sul possui 1,8, sendo que a região tem 1,83. Hulha Negra é cidade onde existe quase três veículos por habitante (2,72), se caracterizando o maior índice da região. A menor proporção fica em Aceguá, com 1,37 veículo por pessoa.

Candiota teve um aumento de 120% em sua frota nos últimos 10 anos

Candiota teve um aumento de 120% em sua frota nos últimos 10 anos Foto: J. André TP

 

tabela 2

tabela

Comentários do Facebook