Além de informações acerca do processo de transição de governo, o prefeito eleito de Hulha Negra, Fernando Campani (PT), confirmou ao jornal importantes ações da próxima administração. O gestor adiantou que 2025 será um ano de renovação da administração municipal com ingresso de uma juventude, além de quadros novos, tanto técnico como administrativo.
NOVA SECRETARIA
Campani confirmou que está sendo elaborada uma proposta de reforma administrativa, com a criação da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo. Importante lembrar que atualmente, a Cultura está diretamente ligada a Secretaria de Educação.
Solicitado pelo jornal para falar sobre a nova pasta, o prefeito eleito diz se tratar de uma valorização das três áreas e atender um pedido da comunidade e compromisso firmado durante a campanha eleitoral. “É um sonho que ultrapassa a nossa vontade, o atual governo já havia ventilado essa vontade que é um desejo da população que a parte da cultura, promoção de esportes e política de turismo tenham autonomia. Precisamos ter políticas sérias e produtivas, sem uma estrutura organizada o município não recebe recursos e continua de forma pequena”, expôs.
Quanto à Secretaria, o gestor, a partir de 2025, afirmou que ela vai ter o papel de chamar a população para participar de conselhos, bem como resgatar e renovas eventos e atividades. “O Conselho de Cultura credencia o município a receber volumosos recursos pelas leis de incentivo para desenvolvimento de atividades. O Turismo é importante porque Hulha Negra tem que ingressar em políticas públicas de incentivo. Estamos adotando a modalidade de turismo de eventos, ampliando as atividades culturais e esportivas, como exemplos a Semana do Colono, a Oktoberfest, o Rodeio Municipal e a inovação do Festival dos Inquietos, assim como outras atividades que vão permitir a entrada de pessoas de fora e de moeda. Ações de incentivo as agroindústrias com criação de rotas que envolvam a vitivinicultura, a produção agroindustrial e a gastronomia especial que o município tem. Já o esporte é um anseio da população, que se queixa que o município está parado nessa área. Ele é mobilizador, incluindo todas as idades nos mais diversos esportes e queremos resgatar os campeonatos, o Citadino, para movimentar a sociedade, trazer a opção para a juventude e que a saúde seja um importante foco nessa área esportiva também”, explicou Campani.
PROJETOS
Uma atenção especial também foi destacada quanto ao Setor de Projetos da Prefeitura, que deverá ganhar um reforço técnico. “Teremos foco na captação de recursos, tanto a nível nacional como internacional. Vamos reforçar a equipe técnica na área de arquitetura e urbanismo, engenharia civil, assessoria jurídica, e sociologia. São profissionais que estão no nosso foco para compor a equipe com capacidade de produtividade”.
CONCURSO PÚBLICO
Campani também já anunciou ao jornal um trabalho quanto a recursos humanos e confirmou a realização de um concurso público na cidade ainda em 2025. “Estamos trabalhando para que se conduza o processo de aposentadoria da população que já está nesse período e para atender a legislação, também já decidimos exonerar toda a população aposentada para que os cargos sejam ocupados com novos servidores. Vamos providenciar em 2025 um concurso público para atender as demandas da prefeitura”.
DNIT
O prefeito eleito ainda falou de forma otimista, ações que estão sendo buscadas em prol do município. Ele afirmou: “não anunciamos o que ainda não está certo, mas informamos o que estamos buscando.”
Campani citou que em reunião com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), foi informado que uma empresa já foi contratada para fazer a reforma na estrada que liga a sede urbana do município ao Passo do Neto, como uma forma de compensação dos danos ocasionados com o rompimento do quilômetro 151 da BR-293, levando o tráfego pesado para a área urbana e estradas do interior de Hulha Negra em 2023. Ainda, que está em tratativa de ajuste de cronograma de execução a construção da nova rótula de entrada no município pela BR-293.
Por fim, Campani citou a solicitação junto ao DNIT, da renovação do asfalto que liga a BR-293 aos trilhos na entrada da cidade, na avenida Hugo Canto, bem como a realização do asfaltamento do eixo que conecta a área urbana à Trigolândia. “Estamos com um projeto que vai depender de fatores orçamentários e legais, mas estamos buscando otimistas”.