CULTURA

Ganhadores do “Concurso Cultural” realizam visita guiada no Castelo de Pedras Altas

Os 20 vencedores passaram o dia contemplando o espaço e conhecendo um pouco mais da história do local

Grupo também acompanhou andamento das obras de restauro do local Foto: Divulgação TP

No último dia 19 de julho, os 20 vencedores do “Concurso Cultural” lançado nas redes sociais do Castelo de Pedras Altas, puderam passar o dia aproveitando e conhecendo mais sobre a história do local. Eles tiveram visita guiada, almoço e muito conhecimento.

De acordo com a gestora cultural que acompanha o andamento da, Cristina Schneider, os ganhadores tiveram acesso a área externa, onde foram acompanhados pela Associação do Castelo e pela equipe técnica  responsável pelas obras de restauro, podendo passear pelo entorno do espaço incluindo o caminho da Boa Viagem, a famosa porteira e conhecer o Ford Bigode e a mala da Louis Vuitton, que pertenceu a Assis Brasil. “Ao meio dia nós oferecemos o nosso delicioso café colonial, que foi servido no charmoso pátio frontal do Castelo, onde o grupo pôde recarregar as energias para a tarde”, contou Cristina, destacando que os visitantes também passaram pela parte interna, passando pela sala em que o Tratado de Pedras Altas foi assinado, a biblioteca e os andares que estão em obra, incluindo o terraço.

Para uma das contempladas pelo concurso, Thais Danzmann Chaves, a oportunidade foi a realização de um sonho em poder participar e entender um pouco do processo de restauro, ainda mais sendo da área de patrimônio. “A gente acompanhar as obras é também fazer parte da história, porque o Castelo é muito importante na história do Rio Grande do Sul, ainda mais neste momento de reconstrução e estar aqui nesse momento, com pessoas de diversas localidades do Estado, com os técnicos nos mostrando como tudo está sendo realizado, é realmente de fato um momento de realização de um sonho e de um propósito, desta família que está conduzindo tão bem a atual administração”, concluiu.

Ao falar sobre o dia de conhecimento, o também contemplado Cássio Lopes, ressaltou que o patrimônio histórico é uma construção singular, não só para o Estado, mas também para o Brasil e quem sabe até para o mundo. “Assis Brasil fez tantas coisas por nós, que é até difícil de encontrar uma palavra para defini-lo. Ele foi escritor, historiador, diplomata, político, líder revolucionário. Então, qual seria uma palavra para resumir esse grande homem que marcou a história e que com certeza é o maior nome da história do Rio Grande do Sul, é inovador, porque tudo o que ele fez, ele inovou”, acrescentou.

Os vencedores se deslocaram de cidades de dentro e fora do Estado como Tubarão, Pelotas, Flores da Cunha, Porto Alegre, Jaguarão, Restinga Seca, São Luiz Gonzaga, Santa Maria, São Francisco de Paula, Bagé, Gravatái, Caxias do Sul e Esteio. Sendo Eles, Andressa Subtil Doberstein, Axiel de Souza Barcelos, Ricardo da Silva Nunes, Danieli dos Santos Brito Moreira, Maria Eduarda da Costa Leite, Thais Danzmann Chaves, Leonardo Schneider, Simone da Silva Feijó, Rosane Gayeski Rosa, Jéssica Dalcin da Silva, Liana Nadine Gonzalez Piñeiro, Patrick Fontana Nandi, Vanice Sonda, Dalva Goreth Brandão, Wagner Kerber Flores, Raí da Silva de Ávila Damasceno, Gustavo Scherdien, Betina Plamer, Cássio Gomes Lopes e Izabel Varela Santos.

 

O CONCURSO

 

O concurso que teve o resultado dos ganhadores no começo do mês de julho, foi lançado no perfil do Instagram do Castelo de Pedras Altas. Como critério para participar, o interessado deveria criar uma frase de até 200 caracteres contendo as palavras – legado, inovação e Castelo de Pedras Altas, publicar nos comentários da postagem, compartilhar o post no story do seu Instagram, seguir o perfil do Castelo e mencioná-lo. Ao final, as mais de 50 frases participantes foram escolhidas por meio de sorteio.

Segundo Cristina, a ideia do concurso neste formato surgiu quando a equipe percebeu que havia uma grande demanda de pessoas que gostariam de conhecer o local. “Pessoas muito interessadas, que lêem muito, que conhecem muito da história do Castelo e isso a gente viu nesse grupo que nós recebemos”, disse ela, afirmando que todos estavam envolvidos e engajados com o empreendimento de Assis Brasil. Além disso, ela explicou que foi em formato virtual, por ser uma ferramenta usada atualmente para a divulgação e valorização dos patrimônios.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

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