CORONAVÍRUS

Governo do Estado apresenta novo modelo de distanciamento social controlado

Ainda há definições em aberto, que deverão ser finalizadas na próxima semana Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini/Especial TP

Durante a transmissão ao vivo desta quinta-feira (30), o governador Eduardo Leite divulgou o novo modelo de distanciamento social controlado do Rio Grande do Sul. Conforme explicou,foram estabelecidos critérios, mas ainda está em discussão quais setores econômicos poderão abrir, abrir com restrições ou se manter fechados. O plano de liberação gradual das atividades produtivas deve vigorar a partir da próxima quarta-feira (6) em todo território gaúcho.
Na proposta apresentada, as 30 regiões de Saúde foram agrupadas em 20 áreas, que passarão a receber classificações distintas sobre a situação do avanço da Covid-19. O critério envolveu os leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) dos hospitais de referência de cada região.Já as bandeiras serão quatro: amarelo, laranja, vermelho e preto.A divulgação das cores ocorrerá aos sábados, valendo para a semana seguinte, mas a coleta de dados será feita diariamente, para que possa ser alterada em caso de mudança brusca do quadro.
Segundo o governador, o distanciamento apresentado é totalmente objetivo. “Trata-se de uma estratégia modulada e pactuada, baseada em dados técnicos, para equilibrar prioridade à vida com retomada econômica. Não é flexibilização aleatória, não é abertura desordenada e não significa a volta da normalidade”, explicou Leite.
Conformeo novo modelo, a economia foi dividida em 12 setores e a equipe técnica estabeleceu diversos critérios para funcionamento: operação, horários, modo de operação, teto de ocupação, higienização, informativo visível a público e funcionários, máscara obrigatória, cuidado no atendimento ao público, tratamento diferenciado para grupos de risco, distanciamento entre pessoas, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) obrigatórios, afastamento de grupos de risco, afastamento de positivos ou suspeitos, monitoramento de temperatura e restrição específica à atividade.
Durante a transmissão, Leite recebia diversos comentários negativos sobre a complexidade das informações apresentadas. Em resposta, o governador disse que sua administração é baseada na transparência e que não se tratava de uma divulgação publicitária. “Neste momento estamos mostrando o caminho percorrido para chegar nessas decisões apresentadas. A partir daqui toda a comunicação será estabelecida para que a população compreenda detalhadamente os critérios adotados nos próximos dias, sem previsão de término, durante o enfrentamento da pandemia no Rio Grande do Sul”, finalizou. Novas informações devem ser divulgadas no site do governo do Estado: www.estado.rs.gov.br.

Comentários do Facebook