LUTA TRABALHISTA

Greve entra no quinto dia e expectativa é sobre reunião entre CRM e governo

Greve entrou nesta sexta-feira (6), em seu quinto dia Foto: Divulgação TP

A Assessoria de Comunicação da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), confirmou ao TP, que a direção da estatal está reunida neste momento com o Grupo de Assessoramento do Estado (GAE), quando apresenta e pede ao governo estadual a aprovação de uma nova proposta à ser apresentada ao movimento grevista iniciado na última segunda-feira (2) na CRM/Mina de Candiota.

O presidente do Sindicato dos Mineiros de Candiota, Moisés Rodrigues disse ao jornal agora pouco, que há esperança de que uma nova proposta seja apresentada ainda nesta sexta (6) para que a categoria possa deliberar e talvez até, encerrar a greve. “Enquanto não recebemos esta nova proposta e que contemple os trabalhadores, continuamos parados”, assinala.

O dirigente sindical lembra que no dia 11 próximo está marcada uma nova audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho da Quarta Região (TRT4), em Porto Alegre. “Caso não venha nenhuma proposta convincente, seguimos parados no mínimo até esse dia”, alerta.

GREVE – A decisão pela greve é que a proposta de acordo coletivo 2019/2020 feita pela CRM não vislumbra reajuste em nenhumas das cláusulas econômicas (salário-base, vale-alimentação e auxílio creche e estudantil), além de retirar, por exemplo, a folga do Dia do Mineiro, comemorado anualmente em 4 de dezembro, bem como outros benefícios, segundo o Sindicato. Os trabalhadores as perdas inflacionárias do período (INPC) de 5,07% e a manutenção de todas as outras cláusulas do acordo ainda em vigência.

O movimento grevista garante que a adesão é praticamente total da categoria, sendo que 30% dos serviços essenciais (moagem  e beneficiamento carvão) estão sendo mantidos. A Mina de Candiota abastece de carvão mineral a Usina de Candiota (Fase C), com capacidade de 350MW/h.

Comentários do Facebook