SABER VIVER

Grupo de idosos participou ativamente da Semana Farroupilha em Candiota

Grupo Saber Viver participou de diversas rondas nas entidades tradicionalistas Foto: Divulgação TP

Durante a Semana Farroupilha 2023, que teve o seu encerramento nesta quarta-feira (20), o grupo de idosos do projeto Saber Viver, de Candiota, participou ativamente de atividades e rondas nas entidades tradicionalistas.

A coordenadora do grupo, Rosauria Grecco, afirmou que o grupo é muito ativo durante a Semana Farroupilha, e que se preparam com pilchas novas e quem não tem, pega emprestado com o colega. Além disso, ela destacou o apoio que recebem do atual secretário de Assistência e Inclusão Social, Fabiano Mussolini, que disponibiliza transporte, refeições e participa das atividades.

Neste ano, Rosauria disse que a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude também apoiou as atividades do grupo, oferecendo oficinas de Culinária Campeira e também sobre o Chimarrão. “Fizemos ronda no Luiz Chirivino, Batalha do Seival, Candeeiro do Pago e no Combate do Seival. Nesses dias, realizamos diversas atividades como oficinas, bingos, muito chimarrão, roda de carreta, bastante diversão e muito baile com o Orgulho Gaúcho”, ressaltou a coordenadora.

 

ATIVIDADES

Ronda no PTG Combate do Seival Foto: Divulgação TP

 

Em sua fala, Rosauria ainda citou que a realização do bingo, por exemplo, incluiu diversas funções dentro do grupo. Além do almoço que é pago com o dinheiro arrecadado durante o bingo, a coordenadora ressaltou que a atividade também boa para a memória. “Segundo estudos que já observamos, o bingo ajuda na prevenção do Alzheimer por manter o cérebro em funcionamento”, relatou.

Ao falar sobre as diversas atividades que o grupo realizou nas entidades, Rosauria ressaltou a ronda no PTG Combate do Seival. Como tradição, os idosos sempre realizam o seu bingo e também contam com baile ao som do Orgulho Gaúcho. “Todas as entidades nos recebem bem, e apesar da chuva comparecemos em todos mais uma vez. A patronagem do Combate já tinha reservado a nossa data há uns cinco meses, e contrato o conjunto também”.

No final, ela falou sobre a importância do fortalecimento de vínculo e da amizade juntamente com as comunidades. “Fico muito feliz que a Prefeitura disponibiliza o transporte e nos dá apoio”.

 

PRENDA DA TERCEIRA IDADE

 

 

Dona Odete (C), com alguns colegas do grupo que são titulados Foto: Divulgação TP

O TP também conversou com uma integrante do grupo, Odete Silva, que é a Prenda da Terceira Idade no PTG Combate do Seival. Ela, destacou que este é um sonho seu que se tornou realidade.

“É a coisa mais linda que tem, é gratificante, ainda mais quando temos o apoio de todos. Este era o meu maior sonho, e eu realizei”, declarou ela, dizendo que se pudesse, nem ficaria em casa durante a Semana Farroupilha. “As pessoas me param e pedem pra tirar foto comigo, alguns ficam admirados e outros me parabenizam”.

Ao finalizar, dona Odete falou sobre a importância do grupo e das amizades em sua vida, e na vida de todos que participam. “Às vezes chegamos tristes, cabisbaixos e o grupo nos renova. É uma maravilha, especialmente os amigos e as viagens”.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook