Na última sexta-feira (26), três grupos de dança participaram da entrega de repasses no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Luiz Chirivino, localizado na sede de Candiota. Na oportunidade, um jantar foi ofertado à comunidade e cada invernada recebeu o valor de R$ 8 mil do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. A iniciativa partiu da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência e Inclusão Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).
De acordo com o secretário Leonardo Lopes, o valor é captado a partir da doação de pessoas que realizam a declaração do Imposto de Renda (IR) e repassam parte para o Fundo da Criança e do Adolescente, ou também para o Fundo do Idoso. O mesmo foi criado pelo prefeito Luiz Carlos Folador, e estava em desuso, afirmou Léo. “A partir deste recurso fizemos uma proposta para o prefeito para repassar uma parte às invernadas, pois elas estão sendo premiadas e têm se tornado as melhores da região”, disse, destacando que já é parceiro dos grupos.
Com o valor repassado, o dinheiro poderá ser utilizado para a aquisição de novas pilchas, e também para os gastos com instrutores de cada grupo. Os três CTGs contemplados são Luiz Chirivino, Candeeiro do Pago e Combate do Seival. “A criança que está no CTG fica longe de todos os perigos que a sociedade nos traz, como o uso de drogas e álcool”, destacou o secretário ao explicar a importância do repasse.
Além de Léo, o evento também contou com a presença do prefeito Folador, do secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Diego Lima e do secretário de Educação, Michel Feijó. Na oportunidade, os grupos realizaram suas apresentações, e logo após participaram da integração realizada entre as invernadas.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*