TRADICIONALISMO

Guri Farroupilha de Candiota busca classificação estadual

Evento tradicionalista acontece em Palmeira das Missões e reúne representantes de todas as regiões tradicionalistas

Ranieri Acosta de Almeida representa a 18ª RT como 2º Guri Farroupilha Foto: Silvana Antunes TP

Os dias 21, 22 e 23 de abril serão marcantes na trajetória do jovem candiotense Ranieri Acosta de Almeida, 15 anos. Ele irá buscar o título de Guri Farroupilha do Rio Grande do Sul no 33º Entrevero Estadual de Peões, Guris e Piás, em Palmeira das Missões.

Em entrevista ao Tribuna do Pampa, o jovem, filho de Cleusa Acosta e Flávio de Almeida, que atualmente tem o título de Guri Farroupilha do CTG Candeeiro do Pago, de Candiota e 2º Guri Farroupilha da 18ª Região Tradicionalista (RT), falou sobre a expectativa de representar o município no concurso estadual. “Vou concorrer com outros 12 Guris de outras Regiões Tradicionalistas do Estado e acredito que será um desafio. É a primeira vez que participo do estadual, será uma experiência nova”, afirmou.

Ranieri contou que sempre teve ligação com o tradicionalismo por meio da mãe Cleusa. “Comecei a participar de concurso em 2013 quando ainda fazia parte do CTG Luiz Chirivino. No Candeeiro estou desde 2015, mas fui concorrer em 2019, onde começou esta trajetória, passei por prova escrita e com a pandemia não tivemos a prova artística”, relembrou.

Ele esteve acompanhado da diretora do Departamento Cultural do CTG Candeeiro do Pago, Valéria Munhoz, que falou sobre a importância dessa participação de Ranieri no estadual. “Quando assumimos o CTG, um dos nossos objetivos era novamente levar o nome da entidade e do município para o Estado, pois isso aconteceu há muitos anos atrás, na década de 90. Começamos a plantar essa semente novamente, incentivar nosso prendado a se envolver. Após o concurso no Candeeiro, íamos com dois titulados para o regional, em Bagé, mas com a pandemia acabamos indo com dois que acabaram sendo premiados. Trouxemos o título de 3ª prenda mirim da 18ª RT, com a Maria Verônica, e o 2º Guri da 18ª RT, o Ranieri. Os primeiros colocados ganham o passaporte estadual, mas o primeiro colocado desistiu, passando a vaga para o Ranieri”, explicou Valéria, bastante otimista.

No concurso estadual serão provas escrita e oral, artística, com declamação e dança, prova campeira, onde Ranieri fará apresentação de prova de rédea e de galpão, onde o candiotense apresentará a de tosa. O resultado será divulgado durante o baile oficial do evento.

Valéria faz um agradecimento a Secretaria de Cultura de Candiota, através do secretário Diego Lima e ao prefeito Luiz Carlos Folador pela cedência de um ônibus para o transporte da comitiva para Palmeira das Missões.

* Originalmente este conteúdo foi pulicado no jornal impresso

Comentários do Facebook