FUTURO DO CARVÃO

Hamm e Folador defendem inclusão da Usina de Candiota em programa de Transição Energética

Hamm, Folador e Barão com os senadores Amim e Heinze Foto: Divulgação TP

O deputado federal Afonso Hamm (Progressistas), o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador (MDB) e o vereador de Candiota, Guilherme Barão (PDT), que preside a Comissão Pró-Carvão na Câmara local, estiveram reunidos com os senadores Espiridião Amin (Progressistas), Luiz Carlos Heinze (Progresssitas) e Paulo Paim (PT), em Brasília, para propor a inclusão da Usina de Candiota (Fase C), que pertence à CGT Eletrosul, no programa de Transição Energética.

Amin é autor da Lei Ordinária 14299/2022 para instituir subvenção econômica às concessionárias do serviço público de distribuição de energia elétrica de pequeno porte em Santa Catarina e que cria o Programa de Transição Energética Justa (TEJ).

A legislação não inclui o Rio Grande do Sul no TEJ. Diante disso, Hamm, que é vice-presidente da Frente Parlamentar do Carvão Mineral, e o prefeito Folador reivindicaram a inclusão da Usina de Candiota, que tem contrato vigente até 2024.

A proposta deve ser apresentada pelos senadores na próxima semana, seguindo os mesmos moldes de Santa Catarina, com contrato até 2050.

ESTRATÉGICA – O deputado argumenta que as térmicas a carvão mineral são estratégicas e têm condições de minimizar a crise energética e de abastecimento nas hidrelétricas, com inovação tecnológica, preservando assim, a economia e os empregos gerados nas regiões carboníferas. Além da redução dos custos de energia para o consumidor final e oportunizar energia firme e segura.

O programa tem um marco regulatório para viabilizar a nova indústria do carvão com abatimento das emissões de CO2. O TEJ tem o propósito de alinhar as metas de neutralidade de emissão de carbono aos impactos econômicos e sociais e à valorização dos recursos energéticos e minerais.

O prefeito Folador salienta sobre a necessidade de Candiota ser contemplada para garantir o aproveitamento das reservas de carvão mineral, muito especial no município, que detém a maior reserva do minério. E, assim seguir gerando emprego, renda e segurança energética.

A reunião também contou com a presença do presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Zancan.

OUTROS DEPUTADOS – O prefeito Folador e o vereador Guilherme Barão ainda se reuniram para tratar do assunto com os deputados Paulo Pimenta (PT), Giovane Cherini (PL), Afonso Mota (PDT) e Márcio Biolchi (MDB).

 

Comentários do Facebook