SECA

Hamm entrega reivindicações ao ministro da Agricultura para amenizar situação da estiagem na região

Ministro participou de reunião na Comissão da Agricultura na Câmara Federal Foto: Divulgação TP

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, esteve na reunião da Comissão da Agricultura, na quarta-feira (03). Hamm, que integra a Comissão apresentou alguns pleitos em defesa do setor produtivo, muito especial para amenizar a grave situação frente a estiagem que assola o Rio Grande do Sul.
Uma das demandas entregues por Hamm ao ministro foi a reivindicação da Associação dos Agricultores da região da Campanha (Agricampanha), formada por mais de 700 produtores dos municípios de Bagé, Aceguá, Hulha Negra Lavras do Sul, Candiota e Pedras Altas.

A preocupação constante dessa região é em relação aos reflexos que a estiagem tem gerado, afetando diretamente a economia dos municípios, já que 70% do PIB, é da arrecadação do setor agropecuário.

Para amenizar os prejuízos, a solicitação dos produtores é que ocorra a prorrogação nos custeios e investimentos, além de linhas de crédito para construção de unidades de armazenamentos de água e irrigação. “Precisamos de uma sinalização urgente do governo para garantir linha de crédito e prorrogação”, reivindica Hamm ao salientar que 75% dos municípios do Rio Grande do Sul decretaram situação de emergência em função da seca.

O presidente da Agricampanha, Gesiel Porcincula dos Santos, afirma que esse pedido é para atender e minimizar os efeitos financeiros da estiagem, além de fomentar o desenvolvimento regional, estadual e nacional, com o aumento da produção de alimentos pelo Rio Grande do Sul.

Comentários do Facebook