LITERATURA

Historiador regional lança biografia de Edu Macedo em Bagé

Cássio Gomes Lopes Foto: Divulgação TP

Esta sexta-feira (10), é mais uma data especial para o escritor e historiador Cássio Gomes Lopes. Conhecido também por relatos através das redes sociais de personagens e locais históricos, nas páginas do Tribuna do Pampa também faz suas colaborações e está lançando o livro “O último gaúcho brasileiro-oriental”, uma biografia e memórias de Edu Macedo.

O evento acontecerá a partir das 19h, na sede da Sociedade Uruguaia, na Rua Salgado Filho n° 299, esquina com a rua Gomes Carneiro, em Bagé. Na oportunidade, haverá apresentação do músico uruguaio Santiago Martin Soares de Lima.

Questionado pelo TP acerca da ideia da escrita do livro, Cássio relatou ter conhecido Edu Macedo em 2015. “Ele colaborou com uma pesquisa que eu estava realizando na região de Ponche Verde, interior de Dom Pedrito. O trabalho culminou num capítulo do meu livro ‘A Rainha da Fronteira – Fragmentos da História de Bagé’, escrito em coautoria com Edgard Lopes Lucas. Em abril de 2016, durante o lançamento do livro “Restos de Verdade”, de seu tio Inácio Severo, Edu me comentou que tinha vontade de escrever um livro sobre sua biografia, mas não se achava capaz de realizar tal tarefa. Sensibilizei-me pela sua causa e, meses após, fechamos uma parceria para a realização desse projeto”, relatou Cássio.

Conforme Cássio o livro foi construído por meio de uma série de entrevistas com Edu Macedo, realizadas quando ele estava na cidade, visto residir no interior, ultrapassando 30 conversas gravadas em áudio ao longo de três anos. “No segundo semestre de 2019, as entrevistas começaram a ser transcritas, primeiramente para um caderno e após para o computador. Cada gravação, por mais curta que fosse, levava horas para ser transladada. Esse processo minucioso levou mais de seis meses para ser concretizado e foi realizado conciliando casa, família, trabalho, artigos para jornais e alimentação de meu canal do Youtube, blog, página no Facebook e Instagram”, contou.

Cássio citou importantes apoios para a conquista, tais como da irmã Carla Gomes Lopes, que digitou os textos do caderno para o computador, amigo e colega de pesquisas, Edgard Lopes Lucas, que juntamente com seu irmão Éverton e mãe Giselda foram incansáveis na organização e pré-revisão dos textos, da professora Maria Isabel de Oliveira Chaves que fez a revisão final da obra, bem como Marc Alexander Marcos, que desenvolveu o projeto gráfico e a diagramação do livro.

 

SOBRE O LIVRO E O PERSONAGEM

Obra será lançada nesta sexta-feira (10) Foto: Divulgação TP

“O último gaúcho brasileiro-oriental – biografia e memórias de Edu Macedo” é um livro de cunho cultural e literário, no qual resgata a biografia de Edu Macedo, gaúcho de estampa singular, misto de brasileiro e oriental que se criou na Serrilhada, fronteira com o Uruguai. Nesse lugar, foi líder comunitário e desempenhou várias atividades campeiras que hoje estão extintas, entre elas carreteiro, tropeiro, contrabandista, quilero e matreiro. Além disso, foi instrutor de correaria e sapataria na extinta escola “Cidade dos Meninos”. É campeiro, guasqueiro e domador, além de ser um profundo conhecedor da tradição, história, memória, cultura, usos e costumes gaúchos.

Participou como ator, dublê e figurante do filme “O Tempo e o Vento”. Também é colaborador assíduo do Programa de TV uruguaio “Hijos del Campo”, que tem como objetivo “Muestrar la vida simple y sencilla de la gente que habita en el campo, sus costumbres y tradiciones”.

A obra está divida na seguinte sequência: biografia; ofícios e atividades; costumes e entretenimentos campeiros; cenários da lida; indumentária, aperos e cutelos; medicina campeira; previsão do tempo e astronomia campeira; fenômenos e mistérios; curiosidades; armamento na campanha; convívio e mudanças no campo; tradicionalismo gaúcho; aspectos sobre o guri de outrora; características e comportamento dos animais; história, memória e participações.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook