Três cães e um garnizé precisaram ser socorridos na tarde da última segunda-feira (25), em Pinheiro Machado, após ficarem presos dentro do porta-malas de um veículo. Moradores da cidade que passavam pelo local viram a situação e fizeram uma denúncia à vereadora Laura Ratto (MDB), que fez o resgate dos animais junto com a Brigada Militar e Polícia Civil do município. O homem, que se encontrava em um bar no momento da ação, foi preso em flagrante e encaminhado ao Presídio Regional de Bagé (PRB).
De acordo com Laura Ratto, o caso foi registrado por volta das 17h. Pessoas encontraram os cães trancados, em um calor de mais de 30° graus e notificaram a vereadora, que foi até o local e verificou a situação de maus-tratos, chamando as autoridades responsáveis. O carro precisou ser aberto com o auxílio de um pé-de-cabra e os animais estavam desidratados; um deles estava em estado de choque, mas passam bem. Depois do resgate, eles foram atendidos e estão em lar-temporário, aguardando adoção.
Conforme repassado, o homem foi preso com base na lei Sansão, que prevê pena de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda para quem maltratar animais. Essa foi a primeira prisão realizada no munícipio com base na lei. De acordo com a vereadora, que tem a causa animal como sua principal bandeira, essa é uma vitória histórica. “A lei Sansão passou a tratar os animais como seres sencientes e aumentou a pena para quem cometer maus tratos aos animais. Gratidão é a palavra de hoje!”, comemorou.
De acordo com a vereadora, além do apoio essencial da Brigada Militar e Policia Civil, Laura também agradece a pessoa que fez a denúncia, que é fundamental para notificar e punir os agressores devidamente. “Denuncie, não tenha medo, juntos podemos salvar cada vez mais vidas inocentes, precisamos ser a voz daqueles que não tem voz”, disse ela.