Estufas estragadas, vegetação alta, canteiros abandonados, tanque para psicultura dando lugar ao mato e terra. Desta forma a reportagem do Tribuna do Pampa encontrou o Horto Florestal de Hulha Negra em 2018 e a situação perdura. A estrutura, em precárias condições, está localizada próximo ao pórtico de entrada da cidade com acesso pela rodovia Hugo Canto.
Durante a visita do TP, o local apresentava sinais de abandono e na época, conforme o secretário de Agropecuária, Luis Fernando de Lima, que acompanhou a visita, o objetivo desde que assumiu a Pasta junto com o prefeito Renato Machado, era o de reativar a área, que só estava sendo utilizada para o depósito de mudas de acácias negras para posterior entrega aos produtores rurais.
Na época, Lima falou sobre a vontade de reformar a estrutura e que algumas ideias estavam em discussão para a reutilização do local. “Recebemos o Horto Florestal nestas condições e queremos torná-lo produtivo, em prol da comunidade de Hulha Negra. Junto ao prefeito Renato estamos buscando projetos viáveis para a área”, disse o secretário na época.
Passado mais um ano, em entrevista ao TP, após ser questionado sobre as condições atuais da estrutura e possibilidades de reutilização do espaço, Lima disse que novas possibilidades, mais concretas e possíveis de realização haviam surgido após um encontro com a equipe da Embrapa Clima Temperado Terras Baixas, onde participou também o médico veterinário e fiscal do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Hulha Negra, Marcus Leitzke.
Em contato com o secretário Luis Fernando, ele explicou que um novo encontro estava agendado para esta semana, em Hulha Negra. “Estávamos esperando por um projeto que trouxesse benefícios para o município e seus moradores, principalmente os produtores do interior. Por isso alinhavamos na visita anterior esse novo encontro, para alcançarmos um futuro produtivo para o Horto Florestal, ligado diretamente ao setor rural, mais precisamente ao setor de carne e leite para alimentação do gado”, explica o secretário.
Complementando as informações sobre o possível projeto, Leitzke fala na importância da produção de forrageiras. Segundo ele, o município conta com uma ótima produção de alimentos para o gado até dezembro, mas a partir do período, não há uma produção de qualidade e a proposta é utilizar pastagens que comecem a produção em novembro e se estendam até maio. “O Horto possui um ótimo espaço e o produtor necessita de alimento que que possua as mesmas características do azevem – o qual o município tem a sorte de produzir – barato e com alto teor de proteína, fato que irá refletir na produção de leite e carne. Nossos produtores precisam de novas tecnologias e possibilidades e nós como secretaria, precisamos apoiar e buscar algo novo, ainda mais em uma área com grandes perspectivas”, afirma.
REATIVAÇÃO – Nesta quarta-feira (8), o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, e demais integrantes do Executivo, receberam no município os representantes da Embrapa Clima Temperado Terras Baixas Sergio Elmar Bender e Renata Suñé Martins, que dispõem da tecnologia necessária para a produção de forrageiras, para debater o assunto acerca de uma parceria com o município. Após os acertos em gabinete, uma visita a estrutura do Horto Florestal teve por finalidade mostrar aos analistas as condições do espaço, dimensões, solo e demais características necessárias.
Em entrevista ao TP, o prefeito Renato Machado confirmou a parceria, que deverá ocorrer entre a Prefeitura de Hulha Negra, Emater, Embrapa e o produtor rural. “Este é um projeto de grande necessidade para o nosso município, mas principalmente aos produtores que necessitam do alimento para o gado. A Embrapa tem a tecnologia e nós a necessidade e infraestrutura, que com poucos recursos pode suprir nossa necessidade. Ficamos otimistas e satisfeitos, pois além de termos a possibilidade de reativar um local que estava desativado, daremos a ele uma utilização que trará muitos benefícios”, afirma o prefeito.