SAÚDE

Hospital de Piratini inaugura laboratório de análises clínicas

Equipe do hospital comemora inauguração do laboratório

Equipe do hospital comemora inauguração do laboratório Foto: Divulgação TP

O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) de Piratini, inaugurou o seu novo laboratório de análises clínicas na tarde da última sexta-feira (22). O projeto já havia sido anunciado pela reportagem do Tribuna do Pampa e conta com uma nova infraestrutura, além de equipamentos de ponta, a fim de gerar credibilidade e precisão nos resultados dos exames.

Diante das novas exigências que a vigilância sanitária impôs ao hospital local, o novo laboratório de análises clínicas irá atender a comunidade piratiniense, bem como, as cidades da região, no atendimento de exames laboratoriais, principalmente pré-operatórios, que autorizam as cirurgias realizadas no município.

O novo laboratório do HNSC de Piratini conta com exames de média e alta complexidade e contempla com praticamente toda a logística laboratorial necessária. Com isso, a maioria dos casos poderão ser tratados no próprio hospital já que poderá diagnosticar e tentar evitar, como por exemplo, problemas na área de cardiologia, além de possibilitar a redução no número de encaminhamentos ao Pronto Socorro de Pelotas.

Espaço foi inaugurado no dia 23

Espaço foi inaugurado no dia 23 Foto: Divulgação TP

O Hospital já contava com exames de troponina cárdica, PSA (para detectar câncer de próstata em homens a partir dos 45 anos) e CK-MB, que ajuda a realizar o diagnóstico de um ataque cardíaco.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Piratini, com a nova estrutura é possível em pessoas com dor torácica, verificar se houve infarto do miocárdio. Para o secretário de Saúde, Diego Espindola, isso vem para facilitar e agilizar o Sistema Único de Saúde (SUS). “Acreditamos que com essa estrutura maior a gente consiga reduzir a espera dos pacientes para a realização de seus exames”, pondera.

O secretário ainda acredita que com o laboratório, o município irá dispor de um complexo mais qualificado que dará uma retaguarda não só apenas para o hospital, mas também para a atenção básica, pois os médicos clínicos gerais e da saúde da família poderão solicitar exames posteriores para o tratamento aos pacientes, possibilitando a conquista de uma resposta imediata para que não seja necessário se deslocar para Pelotas ou outra cidade próxima.

A primeira especialidade oferecida pelo hospital de Piratini foi em otorrinolaringologia. Posteriormente a unidade passou a atender em dermatologia, urologia, ginecologia, obstetrícia, pediatria e no início deste ano, cirurgia geral, chegando a uma média de 240 consultas e 30 cirurgias mensais. Além disso, o laboratório oferece exames de diagnóstico pré-operatório em ultrassom, raio-x, mamografia, audiometria e eletrocardiograma.

Segundo o diretor do Hospital local, Laerto Farias, 5.525 exames são realizados mensalmente pelo hospital, que conta com 137 leitos e uma área exclusiva para dependentes de álcool, drogas e aqueles em psiquiatria. Farias afirma que a inauguração do laboratório é um grande momento para a comunidade e agradece aos envolvidos no projeto.

Comentários do Facebook