ABASTECIMENTO

Hulha Negra adotará cinco horas de racionamento de água

Medida começa a partir desta quinta-feira (15), das 13h às 18h

Prefeitura já está levando água para 250 famílias Foto: Prefeitura de Hulha Negra/Especial TP

No período mais quente do ano, em Hulha Negra, o consumo de água potável se torna excessivo e a escassez do recurso hídrico é inevitável. Esses problemas são históricos no município e, com o aumento da população, tanto na sede como no interior de Hulha Negra, o impasse gera medidas extremas que necessitam ser adotadas pela Administração Municipal.

A Secretaria de Agropecuária, por meio da secretária Janice Silveira, comunica que a partir desta quinta-feira (15), será necessário adotar um sistema de racionamento de água nos cinco poços artesianos que abastecem a sede do município e no poço artesiano da Trigolândia.

Os reservatórios de água terão a distribuição suspensa entre o período das 13h às 18h.  “Este período de cinco horas de racionamento é necessário para que os reservatórios atinjam a capacidade que seja suficiente para garantir o abastecimento de água, uma vez que a distribuição é realizada por gravidade. O consumo de água está sendo maior do que a capacidade de produção dos nossos poços artesianos e para amenizar esta situação, contamos mais uma vez com o apoio da nossa população, no sentido conscientização no uso da água”, ressaltou a secretária.

O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, destaca que o esquema será necessário para garantir que o município mantenha o controle do abastecimento, tanto da zona rural quanto na zona urbana. “Dentro de nossa limitação, conseguimos atender toda a demanda da comunidade. Atualmente o município faz o abastecimento de casa em casa no interior, para mais de 250 famílias, só que esse número de famílias sobe para 400 quando estamos no período forte de estiagem”, explica.

O gestor também solicita a colaboração da comunidade para o consumo moderado e sem desperdício de água. Ele solicitou que veículos e calçadas não sejam lavados com mangueira e torneira aberta, bem como o uso de piscinas seja moderado para diminuir o consumo.

A sede de Hulha Negra é abastecida exclusivamente por meio de poços artesianos, sendo necessária a utilização de caminhão pipa para chegar água em inúmeras residências do interior do município e localidades próximas da sede, como o bairro Floresta e o assentamento Santo Antônio, por exemplo.

Comentários do Facebook