ABASTECIMENTO CONTROLADO

Hulha Negra anuncia racionamento de água de 4h diárias

Os reservatórios de água terão a distribuição suspensa entre o período das 13h às 17h a partir desta quarta-feira (10)

Segundo o Executivo, racionamento tem por finalidade encher os reservatórios Foto: Ascom Hulha Negra/Especial TP

A Secretaria de Agropecuária de Hulha Negra comunicou no início da semana que a partir da quarta-feira (10), seria necessário adotar um sistema de racionamento de água nos cinco poços artesianos que abastecem a sede do município. Os reservatórios de água estão tendo a distribuição suspensa entre o período das 13h às 17h.

“O racionamento será necessário para que os reservatórios atinjam a capacidade que seja suficiente para garantir o abastecimento de água”, justificou a secretária de Agropecuária, Janice Silva da Silveira, reforçando a informação de que a distribuição de água na sede do município é realizada através da gravidade.

Janice ainda destaca que o consumo de água está sendo maior do que a capacidade de produção dos poços artesianos e que para amenizar esta situação, o Poder Público quer contar mais uma vez com o apoio da população, quanto a conscientização no uso da água.

O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, também solicita a colaboração da comunidade para o consumo moderado e sem desperdício de água. Ele solicitou que veículos e calçadas não sejam lavados com mangueira e torneira aberta, bem como o uso de piscinas seja moderado para diminuir o consumo.

A sede de Hulha Negra é abastecida exclusivamente por meio de poços artesianos, sendo necessária a utilização de caminhão pipa para chegar água em inúmeras residências do interior do município e localidades próximas da sede, como o bairro Floresta e o assentamento Santo Antônio.

O TP procurou mais informações a respeito da capacidade de produção e consumo dos poços do município, bem como em que fase está a instalação das tubulações responsáveis por levar a água potável com utilização de água bruta da barragem que abastece a usina, da Estação de Tratamento de Água (ETA), construída pela UTE Pampa Sul na localidade da Trigolândia, até a sede do município. Até o fechamento desta edição, não houve o retorno.

Matéria atualizada em 12 de janeiro de 2024 às 10h25

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook