RACIONAMENTO

Hulha Negra começa a passar por racionamento diário de água

Poços artesianos da Sede de Hulha Negra e bairro Floresta serão fechados das 13h às 18h

Ação visa encher os reservatórios de água Foto: Divulgação TP

A Secretaria de Agropecuária de Hulha Negra vai alterar os horários de fechamentos dos poços artesianos da sede do município. A medida é necessária devido às altas temperaturas que contribuem para o uso excessivo de água. O racionamento parcial manterá totalmente fechado cinco poços artesianos no período das 13h às 18h. Com o racionamento diário de cinco horas, a expectativa é que os reservatórios atinjam a capacidade completa de armazenamento de água. A ação, que também atinge o bairro Floresta, terá início nesta quarta-feira (22) e não tem prazo para ser finalizada.

A escassez de água é um dos principais problemas de Hulha Negra. O município é abastecido exclusivamente por meio de poços artesianos, sendo necessária a utilização de caminhão pipa para chegar água em inúmeras residências do interior do município e localidades próximas da sede, como o bairro Floresta, por exemplo.

O Executivo Municipal informa que, apesar das limitações, atende toda a demanda da comunidade com dois caminhões para abastecer cerca de 350 famílias no interior do município. Também é utilizado o caminhão para auxiliar no abastecimento, além da rede, para as famílias que vivem na zona urbana. Toda água potável do município é coletada em cinco poços artesianos (Poço do Israel, poço da Igreja Católica, poço do Hospital, poço próximo ao Posto de Combustíveis e poço do Elias).

Atualmente a captação de água de Hulha fica, em média, na casa dos 30 mil litros/hora nos seis poços artesianos. A Prefeitura conta com dois caminhões pipa com reservatório para capacidade, em média, de 8 mil litros cada, e um trator pipa com capacidade de armazenar 4 mil litros de água. Esses veículos coletam e distribuem água no interior e na sede do município todos os dias. No interior é distribuído diariamente, em média, de 15 a 20 mil litros de água. A distribuição de água no interior contempla mais de 350 famílias.

Comentários do Facebook