EM ALERTA

Hulha Negra confirma primeiro caso de dengue

Trata-se de um homem que estava viajando fora do Estado

O mês de março começou com a notícia do primeiro caso de dengue confirmado em Hulha Negra, nesta sexta-feira (1º). A Prefeitura municipal alerta a população sobre a importância da prevenção.

Trata-se de um homem que estava em viagem fora do Estado. Segundo o secretário de Saúde, Volnei Coelho Jorge, ele estava apresentando sintomas de dengue e procurou orientação na Secretaria. “Foi realizado o teste que confirmou positivo. Ele foi orientado pela secretaria de Saúde e está bem, isolado em casa e aguardando a liberação médica”, disse o secretário.

Nesta semana, a equipe de Endemias fez o rastreamento contemplando um raio de mais 300 metros em residências, onde já foram encontradas larvas do mosquito e encaminharam para análise para verificar se são do Aedes aegypti.

OVITRAMPAS

Os Agentes de Combate de Endemias instalaram um total de 33 ovitrampas na sede do município, que são armadilhas para que a fêmea do mosquito Aedes Aegypti seja atraída, através de levedo de cerveja, e deposite ali seus ovos, para que assim, possam ser traçadas estratégias de combate à dengue, como mutirões, educação em saúde, entre outras.

A ação surgiu através do Projeto Piloto das Ovitrampas do Estado, no qual o município faz parte, e consiste na instalação da armadilha a cada 200 metros em diversos pontos da cidade. Nos domicílios, a instalação se deu através da autorização do morador por termo de consentimento livre e esclarecido.

O chefe do setor de Endemias, Gabriel Ruiz, explica que as armadilhas permanecem instaladas por até cinco dias para evitar se tornar um criadouro, e após, é feito o recolhimento para análise e quantificação dos ovos depositados. “Geralmente instalamos na quinta-feira e recolhemos na terça”.

 

 

Comentários do Facebook