CONTRA A DENGUE

Hulha Negra e Pinheiro Machado realizam ação de coleta de pneus

Equipe do setor de Combate e Prevenção à Dengue monitorou a coleta dos pneus Foto: Divulgação TP

No início desta semana a Prefeitura de Hulha Negra fez o recolhi­mento de pneus descartados na sede do município. O objetivo da coleta era o de promover a destinação sus­tentável desses objetos e assim também, evitar que o material sirva como criadouro de mosquitos, principalmente do Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, febre amarela, febre zica e chikungunya.

O servidores munici­pais percorreram borracha­rias, terrenos baldios e casas para recolher o material. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Combate e Prevenção a Dengue, em parceria com a Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Trânsito e Gabin­te. Todos os pneus recolhidos pela equipe foram encami­nhados para o antigo prédio da Cesa e serão recolhidos por uma empresa especializa­da nesse tipo de coleta.

A Secretaria de Obras utilizou um caminhão ca­çamba, uma retroescadeira e quatro servidores auxiliaram na coleta supervisionada pelo responsável pelo Departa­mento de Combate e Preven­ção a Dengue, Gabriel Ruiz, e pelo servidor Luiz Amaro, chefe do setor de Limpeza Urbana, setor ligado ao gabi­nete do prefeito.

“O foco principal da ação foi eliminar possíveis fo­cos e criadores do mosquito, porém, a atividade também é ligada a preservação do meio ambiente. Os pneus, após atingirem seu desgaste com­pleto, se tornam inservíveis. Como é material de longo processo de decomposição, ele não deve ser descartado no meio ambiente. Tem que ser recolhido e destinado de forma adequada ambiental­mente. Depois de triturado, por exemplo, ele pode virar asfalto ecológico, pode ser usado como fonte de calor para cimenteiras ou pode virar um piso antiderrapante”, lembram Ruiz e Amaro.

A equipe do Depar­tamento de Combate e Pre­venção a Dengue monitoram pontos de risco de prolifera­ção do mosquito Aedes ae­gypti. Todas as quartas-feiras são monitorados seis pontos de armadilha: Pampeano (dois), fundos da rodoviária, pátio da Prefeitura, pátio da Igreja A Família de Deus e Centro de Atendimento Integrado de Saúde (Cais). Já os pontos estratégicos são visitados quinzenalmente. São seis pontos: cemitério do Floresta, oficinas (quatro) e uma borracharia.

30 Empresa responsável realizará a coleta nesta sexta (24) Foto: Divulgação TP

PINHEIRO MACHADO A mesma ação foi realizada nas tardes desta quarta e quinta­-feira (22 e 23), conforme cronograma anunciado no início da semana. O trabalho foi uma parceria entre a Se­cretaria de Saúde e Ação So­cial e da Secretaria de Obras.

De acordo com infor­mações do secretário Éliton Rodrigues, entre os recolhi­mentos em borracharias e na Vila Umbu, mais de 1.500 pneus terão outro destino e estarão fora da mira dos mosquitos. Ainda conforme observou o TP, outras ações já foram pensadas para reuti­lização do material.

Segundo Éliton, 50 pneus servirão de camas para cachorros da população carente – sugestão das volun­tárias do Grupo de Proteção aos Animais Unidos Para Amar (GPAUPA). “Essa ação, prioridade diante da importância da reutilização do material e da nobre causa, vai contar com a parceria do Centro de Apoio Psicosso­cial (Caps) – que se propôs a ajudar na confecção”, disse. Nesta sexta-feira (24), uma empresa especializada fará a coleta e a destinação das carcaças servíveis para se­rem trituradas e utilizadas na construção de asfalto.

Comentários do Facebook