TRÂNSITO

Hulha Negra recebe placas de trânsito contratadas pelo projeto Km 21 de Bagé

Prefeito Renato, Hessel e Esquerda com os beneficiários do projeto

Prefeito Renato, Hessel e Esquerda com os beneficiários do projeto Foto: Rodrigo Saraçol/Especial TP

A Prefeitura de Hulha Negra recebeu na manhã de segunda-feira (25), 57 placas de trânsito que haviam sido encomendadas ao projeto Economia Popular KM 21, da cidade de Bagé. O projeto, realizado por meio da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi) de Bagé, tem por finalidade a confecção de placas de sinalização de trânsito por um grupo que aprendeu a profissão.

As placas, conforme já divulgado pelo jornal Tribuna do Pampa (TP), foram encomendadas em agosto deste ano e tiveram um custo de R$ 7.979. De acordo com o diretor do Departamento de Trânsito de Hulha Negra Antônio Hessel, as placas foram pagas com recursos próprios do departamento, que possui uma conta e já constava um saldo de anos anteriores. “Estamos utilizando o valor disponível para sinalizar, primeiramente, os pontos principais do município. As 57 placas irão compor de 85 a 90% da sinalização necessária para a sede do município, porém ainda aguardamos o recebimento de placas indicativas das localidades do interior, que deverá ocorrer através de uma parceria com a Câmara de Vereadores e os produtores municipais”, expõe Hessel.

As placas são confeccionadas com material fabricado pelo módulo de caldeiraria e também passa pelas oficinas de pintura e adesivagem. Na entrega das placas, estavam presentes o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado e o secretário da Smasi, Esquerda Carneiro, além do grupo dos beneficiários que atuaram na confecção das sinalizações. “O projeto de economia solidária, além de ensinar uma profissão, possibilita que os beneficiários tenham uma renda com a venda dos produtos. Já estamos contatando outros municípios para oferecer o serviço”, destacou Esquerda.

Já o prefeito Renato Machado explicou a aquisição. “Tivemos informações de que o material era de primeira qualidade e foi o mais barato que encontramos no mercado. Já estamos mapeando as estradas do interior do município e para sinalizá-las vamos solicitar mais, em breve”, explicou.

Para Hessel as placas darão mais visibilidade aos motoristas e pedestres. “Todos poderão trafegar de forma correta, dentro da regulamentação, o que é positivo, visto que em breve, a Brigada Militar passará a atuar, situação necessária já que existem muitos condutores sem habilitação, bem como desrespeito com a sinalização já existente. Isso ainda não ocorreu em virtude da falta de placas e a notificação por parte do Departamento de Trânsito”, afirma o diretor.

Ele também acrescenta que posteriormente, uma cidade com sinalização completa poderá trazer benefícios na área de pavimentação. “Com a Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) regulamentada e o município sinalizado, é possível buscar recursos até mesmo para pavimentações”, expõe.

As placas deverão começar a ser instaladas nos próximos dias.

Comentários do Facebook