RURAL

Hulha Negra recebe tarde de campo sobre planejamento forrageiro

A Embrapa Pecuária Sul, a Coptil e o Instituo Padre Josimo realizam, nesta quarta-feira (4), uma Tarde de Campo no município de Hulha Negra, com o objetivo de discutir práticas conservacionistas do solo, planejamento forrageiro e uso da pastagem tifton 85 na produção leiteira. O evento acontece das 13h às 16h, no lote dos produtores rurais Jeferson e Juliana Krüger, no assentamento Estância Velha, próximo à Agroindústria Tia Zane.

Durante a programação, o pesquisador da Embrapa, José Pedro Trindade, aborda a “Perenização da pastagem como estratégia para cobertura e estruturação do solo na pecuária leiteira”. Já o pesquisador da Embrapa, Leandro Volk, fala sobre “Práticas de manejo conservacionista de solo na pecuária leiteira”.

A atividade integra o projeto “Conservação dos solos na Agricultura Familiar – Inclusão produtiva e desenvolvimento sustentável”, desenvolvido pela Embrapa, Coptil e Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR). Dentro do projeto, busca-se direcionar as atividades produtivas para produção de alimentos saudáveis em sistemas sustentáveis, recuperação do funcionamento do solo, aumento da eficiência produtiva com conservação e melhorias da qualidade de vida dos produtores e produção, dentro do conceito de saúde única.

“A ideia do projeto com o MIDR e a Coptil é trabalhar, junto à agricultura familiar da região, práticas conservacionistas de solo, buscando sua reestruturação e suas funções ecossistêmicas. Está sendo construído o conhecimento sobre a relação solo-planta-animal nas pastagens como base para o uso de práticas conservacionistas, perenização da cobertura vegetal, alternativas forrageiras para minimizar o vazio forrageiro e a vulnerabilidade a eventos climáticos extremos, como o excesso de chuva e a seca, ambos característicos da nossa região”, destacou Volk.

Comentários do Facebook