NOVIDADE PARA O FUTURO

Hulha Negra receberá Centro de Treinamento com ênfase em máquinas agrícolas pelo Senar-RS

Processo licitatório para o começo da obra estava previsto para acontecer na segunda-feira (9)

Área às margens da BR-293, próxima a antiga Fepagro, tem 39 hectares Foto: J. André TP

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) irá construir, em Hulha Negra, o Centro de Formação Profissional Rural da Região da Campanha, com foco na capacitação de produtores e trabalhadores rurais. A área de 39 hectares, localizada às margens da BR-293, (no local onde funcionou um pátio de manejo e operação de madeira), próximo a antiga Fepagro, foi adquirida para a implementação do projeto, que tem inauguração prevista para dezembro de 2025.

Imagem do projeto 3D de como deve ficar o espaço após estar pronto Foto: Divulgação TP

O Centro oferecerá cursos de média duração de 40 horas para produtores e trabalhadores rurais de todo o Rio Grande do Sul, com capacidade para atender entre 100 a 120 alunos por semana. Inicialmente, cinco treinamentos para tratores agrícolas de alto desempenho, semeadoras e plantadeiras, pulverizador autopropelido, colheitadeiras de alto desempenho e drones para pulverização, serão disponibilizados.

Além disso, o Centro irá oferecer diversos cursos ao longo do tempo e as máquinas utilizadas nas capacitações serão cedidas em regime de comodato pelas principais fabricantes do Brasil, garantindo equipamentos modernos e de alta tecnologia.

Vagas serão disponibilizadas para alunos de todo o Estado, que deverão procurar os sindicatos conveniados ao Senar para procederem com a sua inscrição nos cursos disponíveis.

Projeto de um dos espaços internos Foto: Divulgação TP

O processo licitatório para selecionar a empresa responsável pela obra estava previsto para acontecer na segunda-feira (9), às 9h, na sede do Senar-RS em Porto Alegre.

Durante a posse da nova diretoria do Sindicato Rural de Candiota, o superintendente do Senar, Eduardo Condorelli falou sobre a iniciativa da construção deste espaço. “Nós temos uma preocupação muito grande de que as comunidades rurais continuem se aproveitando do crescimento do nosso país, do crescimento, particularmente do segmento agropecuário, e, por isso, esse investimento aqui na região da Campanha, mais especificamente no município de Hulha Negra.

Ainda segundo Eduardo, o investimento da ordem de R$ 55 milhões para a construção do Centro, considerando todos os períodos de investimentos que serão adotados. “A perspectiva é de que a obra comece ainda neste ano, de maneira ainda de organização, de canteiro de obras, enfim, mas que se conclua até o final do ano que vem, para que em 2026 esse Centro já esteja operando aqui na região”, ressaltou, mencionando que a ideia é que o espaço seja uma referência no Estado.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook