MEIO AMBIENTE

Inaugurações e plantios de árvores marcam atividades ambientais em Candiota

Inauguração do Mirante do Básico é a atividade da semana mais aguardada

Mirante do Básico ainda está recebendo novas atrações Foto: Silvana Antunes TP

A próxima semana será voltada a ações do meio ambiente em Candiota. Isso porque de 5 a 9 acontece uma programação oficial para marcar a Semana do Meio Ambiente 2023, que tem como tema “Sinta na natureza”. As atividades serão uma realização da Prefeitura de Candiota por meio da Secretaria de Meio Ambiente.

A abertura está marcada para às 10h com a inauguração de uma das grandes atrações do momento na cidade, o Mirante do Básico, com a balança do infinito, localizado na Vila Residencial. Ele foi construído nos fundos das ruínas do antigo Básico, um almoxarifado da antiga Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), que fornecia suporte e abastecimento de combustível à Usina Candiota 1 (já desativada). Após o desligamento e passar dos anos, o prédio se transformou em ruínas e foi tomado pela sujeira de mato e lixo acumulado pela população.

A inauguração vai contar com trilhas ecológicas abertas à comunidade e escolas, com equipes para orientar e acompanhar os interessados em passar pela experiência. Na oportunidade, também será destaque a rua Damásio Oliveira, considerada pela Secretaria como a mais arborizada e que dá acesso ao Mirante. “Também disponibilizamos para realização de lanches e atividades ao ar livre para conectar as crianças a Semana do Meio Ambiente. Teremos algumas surpresas ao longo da semana, além dos plantios de árvores nativas em pontos que identificamos essa necessidade. Quem estiver interessado em fazer trilha ou simplesmente conhecer o Mirante e tomar chimarrão, pode ir que sempre terá alguém habilitado para acompanhar e fazer explicações sobre o local”, explicou a secretária de Meio Ambiente de Candiota, Josuelem Duarte, que adiantou que água e banheiros já estarão disponíveis para uso.

A Semana do Meio Ambiente contará com uma parceria entre as Secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Juventude e também a pasta do Turismo.

RUA DAMÁSIO OLIVEIRA – O acesso ao Mirante do Básico ocorre por meio da rua Damásio Oliveira. Considerada pela Secretaria de Meio Ambiente de Candiota (Semac) como a mais arborizada do município, o local recebeu o nome após um projeto do vereador da época, Anselmo Malaguez.

Em entrevista ao Tribuna do Pampa, Anselmo explicou que o projeto visava dar continuidade as denominações . “Na Câmara eu era 1º suplente do Folador pelo PT e quando ele assumiu a Secretaria de Agropecuária, assumi como vereador e o projeto aconteceu entre 1997 e 1999. Elaborei o projeto de lei para denominar aquela bonita e interessante rua, que na época era quase um jardim com muitas hortênsias, de Damásio Oliveira. O projeto foi sancionado pelo prefeito Mirabeau Borba dos Santos”, relembrou, recordando que Damásio Oliveira foi um empregado da CEEE que trabalhava, assim como dezenas de operários, naquele local, além de ter sido morador da Vila Residencial por décadas.

Anselmo ainda lembrou que quando a Vila residencial foi criada, a ideia da CEEE na época era que os nomes das ruas levassem os nomes dos moradores, trabalhadores da usina já falecidos. “Para manter essa tradição, quando fui vereador dei nomes as ruas que não tinham nome. A Damásio Oliveira foi uma forma de homenagear o funcionário e a família. Há pessoas que não consideram importante denominar ruas, mas no mundo em que vivemos atualmente, com google maps é necessário os locais serem mapeados, até para outros serviços como Correios, internet”.

PROGRAMAÇÃO

* Plantios de mudas de árvores nativas (podem sofrer alteração em razão das condições climáticas)
– Dia 6, às 10h, na praça da João Emílio;
– Dia 7, às 10h, na praça de Seival;
– Dia 8, às 9h, no Bairro União; às 10h, na praça do São Simão;
– Dia 9, às 10h, na praça da Vila Operária; às 14h, no caminhódromo da sede do município.
Também haverá o plantio de mil mudas no Parque Maria anunciação Gomes de Godoy.
* Lançamento da construção de mais duas unidades do Eco Ponto Coleta Seletiva – apoio da Engie e Seival Sul Mineração.

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

 

Comentários do Facebook