A agricultora Eliziane Maria Oteiro Câmara estava animada na manhã desta sexta-feira, 24. Junto com mais quatro produtores hulhanegrenses, ela participou da inauguração da nova estrutura da Feira da Agricultura Familiar. “Este espaço ficou ótimo e vai ajudar muito na comercialização dos nossos produtos”, avaliou Eliziane, que reside no assentamento Estância Velha, no interior do município, e está prestes a inaugurar uma agroindústria de panificados coloniais.
Promovida pela prefeitura e Emater/RS-Ascar, a feira de produtos orgânicos foi lançada há cerca de dois anos e, até então, hortaliças, pães, cucas e doces eram comercializados em uma estrutura móvel. O chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Alex Sandro Dutra de Oliveira, lembrou que a construção do quiosque também foi uma conquista dos produtores, que não precisarão mais montar e desmontar a estrutura. “Foi um grande avanço e vai incentivar que outros agricultores participem”, assinalou Oliveira.
A feira funciona todas as sextas-feiras, das 8h às 12h, no largo em frente à Pública Municipal Nóris Paiva. Nesta sexta, quem visitou o novo espaço encontrou alface, rúcula, beterraba, couve e mostarda frescas, além de pães, cucas, bolos e doces. Cinco produtores expõem no local. “A ideia e ampliar para mais agricultores e outros dias da semana”, informou Oliveira.
Para o chefe do Executivo hulhanegrense, o local ficou mais bonito e aconchegante com a nova estrutura. “Um sonho antigo que tinha como técnico da Emater, hoje (24 de junho) realizado como prefeito”, declarou Erone Londero (PT).
A prefeitura investiu cerca de R$ 4 mil na construção do quiosque.