A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) entregou o prédio do Instituto Penal de Bagé para a comunidade na quarta-feira, 24. Cerca de 50 apenados dos regimes aberto e semiaberto já passaram a ocupar o local, que está localizado na Rua 181, no bairro Ibajé. A construção de 954,04 metros recebeu investimento de R$ 980 mil com recursos do Governo do Estado. A construção do albergue foi concluída em dezembro de 2014.
ACESSIBILIDADE – O novo prédio foi construído ao lado do Presídio Regional de Bagé. O projeto é do Departamento de Engenharia Prisional da Susepe. O IPB tem 18 banheiros individuais com chuveiros e mictórios adaptáveis para portadores de deficiência, espaço de recreação, área administrativa, seis alojamentos com capacidade para 18 pessoas exclusivos para os servidores, além de contemplar espaços e acessos especiais para cadeirantes.
MAIS VAGAS – Conforme o diretor do Presídio Regional de Bagé, José Carlos Nobre, o Instituto Penal vai aumentar o número de vagas na região, desafogando o Presídio Regional. “Com espaço adequado, poderemos a investir em atividades de inclusão dos apenados. Queremos agregar e disponibilizar aos usuários questões de educação e religião, por exemplo”, destaca.