PREVENÇÃO

Informação marca o início da campanha do Outubro Rosa em Candiota

Profissionais falaram sobre diversos assuntos ligados ao tema para o público presente Foto: Divulgação TP

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade. Foi com esse intuito que a Prefeitura de Candiota, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Câmara de Vereadores, promoveu o evento de abertura da campanha nesta quinta-feira (1º).

Neste ano, o ato foi marcado por um circuito de palestras, que iniciou com um vídeo sobre o relato do caso da nutricionista Miriam Becker, logo após a participação do médico Carlos Cornetet, que compartilhou informações sobre o câncer de mama, diagnóstico e tratamentos, seguido pelas psicólogas Carla Aguzzi e Jennifer Colman, com o tema “violência doméstica” e o  encerrando com a enfeira Ariadne da Costa, que conversou com os presentes sobre a menopausa, e contou com as contribuições do médico Antônio Lafayette sobre descobertas científicas em relação ao tema.

A ação foi promovida pela Secretaria de Saúde em parceria com a Câmara de Vereadores Foto: Divulgação TP

Para o jornal, o titular da Secretaria de Saúde, Juliano Corrêa, falou sobre a importância de promover eventos informativos para o público de Candiota mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus. Segundo ele, todos os protocolos exigidos para conter a disseminação do vírus foram cumpridos pelos organizadores e participantes. “A Secretaria de Saúde, através de todos os seus profissionais, faz um trabalho contínuo referente à saúde da mulher e o mês de outubro vem para reforçar essas ações para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Para nós, aderir à campanha mundialmente conhecida é algo importantíssimo no sentido de que podemos levar informação para a comunidade, empresas e entidades do município”, destacou.

Ainda de acordo com o secretário, durante o mês, as equipes de Saúde realizarão diversas blitz para distribuição de material informativo e máscaras de proteção com o símbolo da campanha do Outubro Rosa. Além disso, a Secretaria de Saúde disponibilizará dezenas de mamografias de forma gratuita para as pacientes interessadas em realizar o exame. “As interessadas devem comparecer na sede da Secretaria”, disse.

OUTROS MUNICÍPIOS – Em relação às ações do Outubro Rosa nos outros municípios de cobertura impressa do jornal, a reportagem recebeu retorno de Pinheiro Machado e Pedras Altas. De acordo com o titular da Secretaria de Saúde e Ação Social de Pinheiro Machado, Thiago Araújo, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão sendo amplamente caracterizadas com o tema da campanha, além de haver a intensificação das orientações aos pacientes e entrega de informativos sobre a prevenção ao câncer de mama. Em Pedras Altas, Celso Caetano afirmou que a equipe da Secretaria de Saúde ainda está dialogando sobre a possibilidade de promover alguma ação especial.

Comentários do Facebook