INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Iniciam na região as atividades em comemoração a Semana da Pátria

Chegada do Fogo Simbólico da Pátria em Pinheiro Machado e Pedras Altas deu início as ações alusivas a data

Fogo simbólico marcou o início das comemorações Foto: Divulgação TP

A tarde de quarta-feira (23) transcorreu com a chegada do fogo simbólico da Pátria em dois dos municípios de cobertura impressa do TP, Pedras altas e Pinheiro Machado. A ação foi alusiva as comemorações que marcam o dia da Independência do Brasil, o 7 de Setembro. A data também é marcada por desfiles e caminhadas cívicas.

Neste ano, o tema nacional é o “Centenário do falecimento de Rui Barbosa de Oliveira – o águia de haia” e o tema estadual é “Centenário da Revolução de 1923 – a Revolução Assisista”, cujo tratado foi assinado em Pedras Altas, no Castelo de Assis Brasil em dezembro daquele ano.
SOBRE O FOGO
O Fogo Simbólico da Pátria surgiu em 1938, a partir da ideia de um grupo de patriotas do Rio Grande do Sul, que procuravam um símbolo que representasse o ardor cívico do povo brasileiro. O fogo foi escolhido por ser um elemento cuja descoberta deu início a evolução do homem. Desde então, todos os anos, por ocasião das comemorações da independência, realiza-se a cerimônia do Fogo Simbólico, como ato de abertura da Semana da Pátria, prestando um culto à Pátria e procurando manter viva no povo brasileiro e, principalmente nos jovens, a chama que alimenta os valores da nacionalidade.
PEDRAS ALTAS

Recebimento do fogo simbólico da Pátria em Pedras Altas Foto: Divulgação TP

Na Cidade do Castelo, a cerimônia da 86° Corrida do Fogo Simbólico da Pátria aconteceu na praça central Joaquina de Assis Brasil com a presença da secretária de Educação, Cultura e Desporto, Maria Eliana Azevedo, capitão Oscar de Oliveira Ramos Neto representando a Liga da Defesa Nacional e pela Brigada Militar, sargento Tabajara. Na oportunidade, Pedro Nicolau da Silva Cabreira, da Associação dos Veteranos e Amigos da Polícia do Exército (AVEAPE-RS) fez a passagem do fogo simbólico a secretária Maria Eliana, que representava o prefeito Volnei Oliveira que cumpria agenda no interior do município durante o 2º Integração Municipal.

Em seu discurso, Maria Eliana saudou professores, alunos e servidores da Educação presentes, bem como os integrantes da Liga Nacional. Ela ainda lembrou do tema de 2023, a Revolução de 1923, onde o Tratado de Paz foi assinado em Pedras Altas. “É com grande honra que o município de Pedras Altas foi cenário de assinatura do tratado e a terra onde Assis Brasil escolheu para construir morada. Só gratidão”.

No município, o tradicional desfile cívico está agendado para o dia 6 de setembro.
PINHEIRO MACHADO

Após, cerimônia aconteceu em Pinheiro Machado Foto: Divulgação TP

No município também aconteceu a 86ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, conduzido pela Liga da Defesa Nacional, pela AVEAPE-RS, representada por Oscar de Oliveira Ramos Neto, Pedro Nicolau da Silva Cabreira e João Arthur Bloise. O evento contou com a apresentação da Fanfarra Municipal do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Comunidade Vila Umbú, que é comandada pelo instrutor Amaury Júnior.

A cerimônia conduzida pela diretora de Cultura, Queli da Silva Behenck, contou com a presença do prefeito Ronaldo Madruga, do vereador Éliton Rodrigues e do sargento da Brigada Militar, Maicon Madruga, que realizaram o hasteamento das bandeiras no palanque municipal. O ato solene contou ainda com a presença dos secretários Municipais, diretoras e coordenadoras das escolas municipais, servidores e comunidade.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL  IMPRESSO

Comentários do Facebook