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Iniciam os testes com carga na correia transportadora de carvão da UTE Pampa Sul

Esta é a última etapa do comissionamento da estrutura antes da conclusão da obra

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Carvão está sendo transportado para testes finais da correia

Carvão está sendo transportado para testes finais da correia Foto: Simôni Costa/Especial TP

O comissionamento da Correia Transportadora de Carvão iniciou uma nova etapa com os testes com carga de carvão. A ação foi possível após a conclusão dos testes sem carga, que incluíram inspeções elétricas e mecânicas dos equipamentos em isolado e em conjunto, e das lógicas/alarmes do sistema de supervisão e controle (intertravamento entre correias da Copelmi, correia tubular e correia do pátio da Pampa Sul, curvas de partida e parada dos inversores, entre outros), atestando que o sistema se encontra pronto para realização dos testes com carga.

Na nova etapa, a correia transportadora de carvão tubular e a correia do pátio de carvão da usina deverão atender a uma rampa de carga. O gerente socioambiental da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski), Hugo Roger Stamm, detalha que os testes iniciaram com 20% da capacidade de carga, na sequência a capacidade foi aumentada para 40%, depois 60%, passará à 80%, até que rodará com carga nominal de 100% da capacidade, chamado de “Teste de Aceite”.

Nos primeiros dias, os testes têm duração de oito horas com o objetivo de corrigir possíveis problemas e realizar ajustes, enquanto que os últimos dois dias de testes terão duração de 12 horas. “O sucesso dos testes resultará no “Termo de Aceite” do sistema pela proprietária da estrutura, a UTE Pampa Sul, dando por concluída a obra da Correia Transportadora de Carvão e deixando-a apta para a operação comercial”, destaca Stamm.

O gerente explica ainda, que os testes com carga têm como o objetivo confirmar se o sistema, incluindo todos os equipamentos e, principalmente a correia tubular, os motores da correia tubular, a balança, os inversores, a correia do pátio da Pampa Sul e o carrinho de descarga do carvão no pátio, conseguem entregar ou transportar, com confiabilidade, a quantidade de carvão necessária para a Usina.

Além disso, são executados em paralelo aos testes, monitoramentos constantes de emissões atmosféricas, em pontos localizados na Vila Seival, utilizando amostradores de grande volume (Hivol), e da intensidade dos ruídos, com leituras em 10 pontos ao longo da correia. “Todas as leituras serão realizadas durante o período diurno, sendo que no “Teste de Aceite”, quando a Correia estará transportando 100% de capacidade de carga, também será realizada leitura noturna. Estes monitoramentos são importantes para avaliar se a correia irá se comportar conforme o projeto e para que possamos prevenir que durante a operação não ocorram problemas ao meio ambiente. Os testes de ruídos e de monitoramento de emissões atmosféricas são fundamentais para o sucesso dos testes e emissão do “Termo de Aceite” da correia, alerta Stamm.

Durante os testes, serão utilizadas 15 mil toneladas de carvão, sendo que, em torno de, 14 mil toneladas deste carvão ficarão compactadas no pátio da Mineradora Copelmi, enquanto mil toneladas serão compactadas no pátio da UTE Pampa Sul. “A Correia Transportadora de Carvão é do tipo tubular, a qual requer ajustes em vários pontos de sua extensão, potencializados ainda mais pelo comprimento de 4 km e estrutura curvilínea, fato que demonstra não se tratar de um transporte comum e por isso, demandou profissionais e empresa qualificada para construção e comissionamento. Com o esforço de todos, chegamos à última etapa da implantação da estrutura com sucesso e, logo, ela estará concluída”, finaliza Stamm.

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