ECONOMIA

Iniciam tratativas para o fomento do turismo em Hulha Negra

Foram discutidas forma de incentivar o turismo e alavancar a produção local Foto: Divulgação TP

Uma reunião na estância Costa do Quebracho, de propriedade de Rubia Debus Stafford Brendler, que esteve acompanhada do esposo Athos e filha Nathalia, reuniu o vice-prefeito de Hulha Negra, Igor Canto, a secretária de Agricultura, Janice Silveira, a assessora jurídica Dirce Medeiros, os vereadores Diego Rodrigues (Progressistas), Volnei Manfron (PT) e Tanira Ramos (PTB). Ainda participaram as extensionistas da Emater, Carmem Cáceres e Jocasta Pedroso, a presidente da Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur), Clori Peruzzo, a servidora da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Elizabeth Drumm e a guia de turismo da Tchê Fronteira Turismo, Mariane.

O encontro teve por objetivo buscar os caminhos corretos para colocar Hulha Negra no mapa turístico do Rio Grade do Sul. Conforme explicou ao Tribuna do Pampa Rubia Debus, o Turismo é uma Secretaria com muitas verbas que podem ser utilizadas para o melhoramento de estradas e sinalização, organizando uma série de fatores para beneficiar o deslocamento do turista pelo município. “Não somos atendidos porque não possuímos um Conselho Municipal do Turismo. Então visamos a organização desse Conselho, e que haja um desmembramento do Turismo da pasta da Educação e Agricultura”, frisou.

Na Costa do Quebracho, visitantes podem desfrutar de uma alimentação baseada na cultura gaúcha e do campo Foto: Divulgação TP

Rubia explicou que o objetivo é construir uma rota que contemple todas as agroindústrias do município e para isso há um importante apoio da Emater, através das extensionistas Carmem Cáceres e Jocasta Pedroso que estão bastante empenhadas nesse processo. “O interessante é que o turista almoce em um lugar, depois faça visitação em outros lugares, podendo fazer uma degustação dos produtos ofertados no nosso município, como iogurte, bolachinha, sucos, doces, além da comercialização. Além de ser uma opção muito atrativa para o turista, irá fomentar o comércio e a economia local”, destacou Rubia.

O vice-prefeito Igor Canto, manifestou total apoio do Executivo no processo, ressaltando a importância do turismo para o município.

A vereadora Tanira Ramos manifestou que o trabalho do seu gabinete é voltado a abrir caminhos para o desenvolvimento do município de Hulha Negra.

O vereador Diego Rodrigues disse estar empolgado e esperançoso, pois os frutos vão ser colhidos no futuro.

COSTA DO QUEBRACHO – Rubia lembrou que a propriedade voltada ao turismo rural, já está incluída em várias rotas turísticas de Bagé, como a do vinho e a dos olivais. “Temos uma vivência de campo, com almoço totalmente característico do homem do campo, o churrasco tradicional, o feijão, arroz, saladas, sobremesas típicas, resgatadas das casas de fazenda, com apreciação e com sabor de infância”, relatou a proprietária do local, acrescentando que “as pessoas ficam encantadas, pois são comidas simples, muito bem feitas, elaboradas, com utilização de produtos da região”.

Propriedade já recebe grupos de visitantes por meio de uma rota turística bageense Foto: Divulgação TP

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook